Páginas

sábado, 31 de dezembro de 2016

O trânsito de veículos na orla das localidades praianas em dias movimentados




Caros, amigos. Para terminar minhas postagens este ano na blogosfera (em 2017 tem mais), resolvi postar sobre um tema de ordem pública e que tem muito a ver com a localidade praiana e turística onde moro, a qual costuma ficar desagradavelmente bagunçada nesses dias de festa. É o que mais vejo na virada de ano bem como nos fins de semana quentes do verão brasileiro e no trídio carnavalesco.

Assim, tendo em vista a desordem que ocorre todos os anos na maioria das praias brasileiras e fluminenses, inclusive aqui em Muriqui, encaminhei uma mensagem no dia 22/12 à Prefeitura de Mangaratiba pelo e-SIC do site, o qual, embora sirva para o cidadão solicitar informações, também permite o registro de reclamações e de sugestões, gerando um respectivo número de protocolo para posterior acompanhamento. Trata-se, pois, do melhor meio de nos comunicarmos com o Poder Executivo Municipal daqui uma vez que a nossa Ouvidoria não oferece ainda meios eficientes de controle ao cidadão. Eis a mensagem protocolizada:

"Sugiro que, durante o final de semana do ano novo, bem como em todos os demais de Janeiro e no Carnaval, o trânsito de veículos para a orla de Muriqui fique restrito apenas aos moradores, comerciantes, entrega de mercadorias e veranistas que estiverem passando dias em algum imóvel situado entre a linha férrea e a praia. O motivo da adoção dessa medida seria que, devido ao fato da orla ficar super lotada, há um congestionamento que impede o direito de ir e vir de quem mora no local. Caso o morador precise sair de casa ou voltar para o seu lar, ele fica impedido de trafegar devido ao excesso de carros de banhistas estacionando ou em movimento. Ademais, há que se levar em conta o sossego público dessas áreas do distrito que são residenciais bem como a necessidade de prestar um socorro. Sendo assim, solicitado o encaminhamento urgente da proposta é que o prefeito determine a medida o quanto antes. Aguardo resposta." (Protocolo n.° 2016.0148.000167)

É certo que muita gente vai questionar o direito de ir e vir, porém, se analisarmos a situação do ponto de vista de quem é morador do local, o excesso de veículos estacionados e transitando, bem como os desrespeitosos carros de som, também causam prejuízo ao mesmo direito. Se, por exemplo, uma pessoa passar mal por esses dias, como será prestado o serviço emergencial pelos nossos socorristas?!

Acho que a sociedade brasileira precisa usar mais essa ferramenta que são o e-SIC e a Ouvidoria dos órgãos públicos da mesma maneira que costumamos desabafar nas redes sociais ao reclamarmos dos governantes. Mas, seja como for, se você ama o lugar onde vive, considero importante também defender e divulgar a ideia de fechamento do trânsito nas orlas em blogsFacebookTwitter e cobrarmos das nossas respectivas autoridades locais uma providência sobre o assunto. Afinal, mesmo sendo final de mandato, os prefeitos atuais das cidades brasileiras, independentemente de terem sido ou não reeleitos, jamais podem deixar que os seus municípios fiquem bagunçados. Portanto, vamos exercer a nossa cidadania até o último dia do ano!

Um abraço a todos e mais uma vez desejo um feliz 2017 aos que me acompanham extensivo aos seus.


OBS: Imagem acima sobre a visão panorâmica da orla de Muriqui divulgada no portal da Prefeitura de Mangaratiba na internet conforme consta em http://www.mangaratiba.rj.gov.br/novoportal/distritos/muriqui.html

4 comentários:

  1. Boa tarde. Independentemente da publicação, permito-me vir desejar um Santo e Feliz Ano que está pertinho de entrar, para a administração, visitantes, amigos, deste blogue, que admiro e do qual gosto muito.
    QUE A FELICIDADE ESTEJA SEMPRE NOS CORAÇÃO DE TODOS/AS VÓS.
    FELIZ ANO DE 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelos cometários, Nuno.

      Um feliz 2017 também lhe desejo extensivo aos seus.

      Forte abraço!

      Excluir
  2. Feliz Ano Novo de 2017.
    Que seja agradavelmente sensual.

    ResponderExcluir