Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

E se o nosso Natal durasse um pouquinho mais?




Acho interessante ver como que as cidades do Sul do país celebram o Natal por um período bem mais extenso do que aqui no Sudeste brasileiro. Tendo entrado numa página do site da Prefeitura de Gramado (RS), verifiquei que lá eles organizam programações festivas que ocupam todo o mês de dezembro e só terminam em meados de janeiro do ano seguinte, mantendo a decoração nas ruas, praças e prédios públicos juntamente com as lojas e as casas dos moradores. Assim, integrando o calendário natalino gramadense, eis que, até o dia 15/01/2017, estão previstas diversas programações do "31º Natal de Luz" na referida cidade considerada por muitos como a nossa "capital do chocolate" e "do cinema".

A proposta que compartilho neste artigo é que outros municípios, assim como a Mangaratiba onde moro, possam trabalhar melhor esse período de Natal em todos os seus bairros e distritos. Como sabemos, eis que, a partir de hoje (26/12), começa efetivamente a alta temporada de verão já que as pessoas não costumam viajar tanto no Natal para fins turísticos, ainda preferindo estar com a família (geralmente os que vem pra cá no festejo natalino são os que nasceram na cidade ou têm casa de veraneio). Então, pensando nisso, que tal se a Prefeitura e o comércio local pensassem em eventos pós-natalinos direcionados para o público infantil já que a nossa temporada de verão também coincide com as férias escolares?

Sinceramente, não acho que o tipo de turismo que temos mantido até aqui no Município seja positivo para a nossa economia e muito menos para o bem estar da população. Muitas famílias ainda frequentam nossas praias, porém Mangaratiba anda atraindo pessoas desordeiras para a região, inclusive drogados, os quais, segundo uma amiga que mora na orla, chegaram a usar cocaína em público enquanto escutavam som alto num carro. E isto ocorreu durante o terceiro final de semana do mês, o último que antecedeu ao Natal, num flagrante desrespeito ao Código de Posturas (Lei Municipal n.º 03/77)! Uma vergonha...

Ora, se bem refletirmos, o ambiente ajuda a atrair o público! Se, por exemplo, resolvo abrir um bar, certamente que as músicas, a decoração do ambiente, meus eventos e os produtos ali à venda contribuirão para definir o público de frequentadores que terei. Ou seja, dependendo da caracterização do lugar, um determinado tipo de grupo que não nos interessa receber poderá se identificar e, pelo comportamento deles, vão acabar se territorializando com certa exclusividade, passando a afastar outras pessoas capazes de agregar algum valor ao estabelecimento.

Assim sendo, fico pensando como seria o turismo de Mangaratiba caso imitássemos a charmosa Gramado?! Se, ao invés de termos uma cara de Carnaval o ano inteiro, investíssemos mais na decoração natalina e a Prefeitura contribuísse para programar eventos durante uns cinquenta dias tão logo terminasse os festejos do Dia da Consciência Negra em 20/11?

Moro em Muriqui, 4º Distrito de Mangaratiba, e gostaria muito de ver a praça principal da localidade toda enfeitada bem como a orla marítima. Pois, infelizmente, tenho constatado que poucas casas daqui encontram-se decoradas o que, inclusive, poderia ter sido melhor incentivado pelos órgãos públicos tendo em vista que dependemos dessa "indústria sem chaminés" chamada turismo.

Embora muitos municípios praianos comecem a se preparar para o Carnaval, tão logo chega o Réveillon, prefiro eventos que têm um caráter mais familiar. Nada contra o samba e a cultura carnavalesca que podem ser vivenciados de uma maneira sadia e responsável pelas pessoas. Só que, a meu ver, o Natal não deve ser experimentado numa data só, mas, sim, nos 365 dias do ano. E, neste sentido, por que não celebrarmos a significativa vida de Jesus Cristo por um período maior?! Fica a dica tanto para o prefeito eleito de Mangaratiba como para os mandatários de outros municípios do RJ...

Finalmente, desejo um contínuo FELIZ NATAL a todos e um maravilhoso 2017 repleto de paz, amor, alegria, prosperidade, além de oportunos momentos de evolução existencial.


OBS: Foto acima extraída do portal da Prefeitura Municipal de Gramado na internet.

5 comentários:

  1. Oi, "Rodriguinho!

    A sua ideia até k é boa, mas mais do k estar a vila ou a cidade "X" ou "Y" enfeitada, atrair turismo, etc. e tal, o importante mesmo seria ter NATAL todo o ano em nossos corações.

    Acredita que estou "fartinha", ainda, desse corre corre (não sei se tem ou não hífen), dessa maluqueira coletiva do TER e não do SER, k toma conta das pessoas, especialmente, no Natal. Chega! Agora, aí, começa (olha, que não encontro vocábulo para o k quero dizer) a loucura, a "esquizofrenia", bem pior que a de D. Carlota Joaquina, enfim, Carnaval, época que detesto.

    Agradeço sua visita e comentário tão completo, qto inteligente lá no blog, mas olha que Heraclito te vai "puxar as orelhas" (rs)!

    Big abraço, Sr. Dr. (gosto mto de seu nome, Rodrigo Ancora da Luz. O 2º apelido seu é de origem grega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CÉU,

      Concordo quando diz que o Natal precisa estar "em nossos corações". Pois é ainda mais importante do que criarmos uma cultura natalina que dure os 365 dias do ano. Até porque há uma diferença enorme entre cultura e ética.

      Por outro lado, esse consumismo desenfreado que antecede o Natal não é nada bom e vai numa direção oposta ao significado de solidariedade da festa cristã. Ou seja, para se ter Natal de verdade seria preciso fazermos benefícios ao próximo e organizarmos a sociedade para atuar de maneira totalmente inclusiva indo além do remendo da filantropia.

      Respondendo sua pergunta, meu primeiro sobrenome, o Phanardzis, é mesmo de origem grega. Veio do meu avô materno Georges, o qual ainda é vivo com seus 83 anos.

      Grande abraço e parabéns pelo artigo que postou em seu blogue acerca do Natal, o qual tive o prazer de comentar.

      Excluir
  2. Mas a semana Natalina, Rodrigo, continua com a festa de reveillon, se espraiando (de praia mesmo) por todo o mês de Janeiro normalmente dedicado às férias coletivas.

    Desejo-lhe um bom final de ano e um venturoso Ano Novo, mesmo tendo que conviver com o ímpeto purificador da Lava-Jato - operação que possivelmente continuará até 2018. (rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Levi!

      Realmente a festa natalina não precisaria terminar agora sendo que ainda teremos eventos pertinentes ao nascimento de Jesus que ocorreram posteriormente como a circuncisão do menino oito dias depois, a vinda dos reis magos e a purificação de Maria, quando ocorrem os encontros com Simeão e com Ana. Ou seja, ainda não dá para as pessoas mudarem tão radicalmente do sagrado pro profano como ocorrerá no próximo final de semana... (rsrsrs)

      Quanto à Lava-Jato, tudo indica que a operação ainda deve continuar e que teremos bomba logo no primeiro trimestre de 2017 com mais gente envolvida nos escândalos de corrupção. Só não sei até que ponto ela influenciará a decisão do eleitor para 2018, mas, se tivermos políticos já condenados em segunda instância, já terão caído na Lei da Ficha Limpa e, portanto, se encontrarão inelegíveis por oito anos como poderá acontecer com o ex-presidente Lula. Por isso é que, se houver eleições diretas (para tanto precisaria o TSE julgar até o final do ano a ação proposta pelo PSDB), interessaria tanto ao PT lan çar m ais uma vez o pai das criaturas para concorrer à Presidência e colocarem um vice ficha limpa.

      Excluir
    2. Em tempo! Além de visitar o blogue da CÉU, também andei comentando no seu Ensaio & Prosas.

      Abraços e um feliz 2017 caso não façamos mais algum contato antes pela blogosfera.

      Excluir