Páginas

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Bolsonarista de Angra dos Reis denunciado ao MPF por suposta propaganda eleitoral antecipada


Picanha vendida pelo Frigorífico Goiás. Reprodução/Redes sociais - Kátia Flávia


Não poderia terminar o ano de 2025 sem antes tentar detonar mais uma dos bolsonaristas. Ainda mais sendo um fato na região da Costa Verde onde moro, num município vizinho a Mangaratiba.

Ainda na data de ontem, protocolei no Ministério Público Federal (MPF) uma denúncia contra o empresário Renato Araújo, ex-candidato à Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) e presidente regional de partido político. A representação refere-se a um vídeo de 29 de dezembro de 2025, em que o denunciado aparece distribuindo cortes de picanha a pessoas em lanchas, com embalagens estampadas com a imagem do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), notório pré-candidato à Presidência da República em 2026.

A manifestação, registrada sob o número 20250092019 (chave de consulta: a99ec7f130ce261eb84a37487da72302), alega que a ação pode configurar propaganda eleitoral antecipada, proibida pela legislação brasileira, e possível uso indevido da imagem de pré-candidato, amplificada pela divulgação nas redes sociais.

A assessoria de Renato Araújo havia informado que a distribuição foi uma "brincadeira", envolvendo apenas três cortes de carne entregues a conhecidos, sem envolvimento do senador. Apesar disso, o episódio ganhou repercussão em diversos veículos de mídia, como:



Desse modo, o MPF está sendo acionado para avaliar a distribuição dos brindes, o uso da imagem do senador, a repercussão midiática e a eventual abertura de investigação. Até o momento, não há informações sobre procedimentos formais em andamento.

Acompanhe o andamento da manifestação no site do MPF utilizando o número e a chave de consulta informados acima!

Um ano para cultivar


Imagem O Jardim de Isabel/Facebook


Enfim, o calendário virou e hoje se inicia uma nova contagem.

Se pensarmos apenas nos números, a chegada do Ano Novo pouco sentido faz. Trata-se, em grande parte, de um marco simbólico — necessário, talvez, para nos lembrar de que o tempo segue e que nós seguimos com ele.

Tendo Carlos Drummond de Andrade como inspiração, é possível compreender que o Ano Novo não se anuncia. Ele brota, discreto, como um jardim bem cuidado.

Eis aí uma pergunta que precisamos fazer, antes de tudo, a nós mesmos: o que queremos cultivar neste novo ano? E, depois, se for o caso, compartilhar com aqueles que caminham conosco e dividem planos de vida.

É saudável desejar coisas boas para o período que vamos atravessar. Mas é fundamental manter uma atitude perseverante diante das pedras que, inevitavelmente, surgirão pelo caminho. Nesses momentos, será preciso ser gauche na vida: sair do roteiro comum, enfrentar dificuldades e seguir adiante.

Que não nos faltem coragem e amor no coração.

Que saibamos perdoar e agir com misericórdia e compaixão — ainda que comecemos pela própria família.

Afinal, como dizia o poeta: “Amar se aprende amando.”


Estátua Drummond em Copacabana - Imagem: Prefeitura do Rio

Feliz 2026!