Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Que se abram nas portas do progresso de Mangaratiba!


 

"De uma história com um passado tão florido
Mangaratiba vive a glória que chegou,
Os teus filhos, tão ilustres, tão queridos,
Abrem as portas do progresso com fervor.
Como um clarão do universo em desencanto,
Lindas paisagens que da alma matam a sede,
Marco vital no coração da Rio-Santos
És princesinha colossal da Costa Verde.
Quanta beleza te deu a vida,
A natureza, Mangaratiba!
As praias rolam, no horizonte, hospitaleiras,
Respiram o ar das verdes matas contra o anil,
Na placidez salutar das cachoeiras
Repousa a fibra do teu povo varonil.
O campanário em tua praça principal
Retrata o solo abençoado de quem faz
Deste cenário, de tanta graça imperial,
Para o mundo uma lição de paz" 
(Letra do Hino de Mangaratiba) 

Às vezes considero alguns trechos do hino de Mangaratiba mais proféticos do que uma expressão da realidade, enquanto que a exaltação da natureza ainda retrate a nossa admirável geografia.


Nosso passado, por óbvio, não teve apenas flores, porém, no dia do aniversário de uma cidade, é recomendável que se exalte as coisas boas e não as ruins. E, neste sentido, há que se lembrar sempre da contribuição do negro na construção do Município como mão-de-obra essencial, sendo que os trabalhadores de todas as eras devem ser considerados os verdadeiros "filhos, tão ilustres" da "princesinha" dessa bela região litorânea conhecida como "Costa Verde".


Mencionar a Rio-Santos no hino é de fato relevante pois a rodovia em muito impactou o litoral sul-fluminense, trazendo coisas positivas assim como negativas. Gerou mais expectativas com o turismo e outras atividades, criando novas oportunidades, da mesma maneira como impôs à região a necessidade de adaptar-se aos desafios presentes e vindouros para que melhor se proteja em todos os aspectos.


Faltando praticamente uma década para que se complete o bicentenário da emancipação de Mangaratiba, é preciso que o nosso povo seja de fato "varonil" como na letra do hino, a fim de que alcancemos um resultado próspero no futuro e sejam então abertas as portas do progresso, com sustentabilidade. Para tanto, devemos ter uma dose de coragem, não vendermos o voto no domingo (15/11) e sairmos da zona de conforto.


Com restritas áreas planas para a instalação de grandes indústrias, que possamos ver na abundante natureza a verdadeira fonte do nosso progresso sem chaminés e sejamos capazes de extrair dessas belezas dadas pela vida a solução para a nossa gente empreender conquistando a sua tão almejada felicidade.


Parabéns, Mangaratiba, pelos seus 189 anos!

3 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Parabéns pelos 189 anos da existência da cidade de Mangaratiba. Quase 200, bicentenário, não é verdade?

    Gostei mto da letra do hino da sua cidade. A acho muito rica em vocabulário e exprime aquilo que, de facto, Mangaratiba tem e é.

    Precisa de melhoramentos, a todos os níveis, justiça social, paz, concordância democrática, verdade e mto amor por essa linda e varonil cidade. Dia 15 não fique em casa, até pke o tempo atmosférico está bom, e vá votar em consciência.

    Adorei ver tua foto aí no alto. De calção e t-shirt e a Europa "tiritando" de frio.

    Boa sorte a Mangarabita e para você também no domingo e sempre.

    Beijos e apareça lá no blog qdo te for possível. Obrigada. Beijos a Núbia, também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CEU

      Boa tarde (ou talvez nopa noite em Portugal)

      Fico feliz com sua mensagem na área de comentários. Sejam sempre bem vinda.

      Que bom que gostou do hino de Mangaratiba e de fato precisamos alcançar aqui um nível mais elevado dde "justiça social, paz, concordância democrática", como bem colocou.

      Volte sempre que desejar. Vou ver se falo uma visita ao seu blogue.

      Forte abraço e tudo de bom

      Excluir
    2. Em tempo!

      Este ano quase não tivemos frio por aqui durante o inverno. Mas, em novembro, por incrível que pareça, mesmo sendo para nós primavera, as temperaturas baixaram um pouco, mas nada como ocorre na Europa...

      Excluir