Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Quando a jabuticabeira disputou as eleições na floresta com o espinheiro



Certa vez as árvores da floresta resolveram procurar um rei para que as representasse e governasse por elas. Então disseram à oliveira: "Venha ser o nosso rei". E a oliveira respondeu: "Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu azeite, usado para honrar os deuses e os seres humanos. Tô fora!". 


Aí as árvores pediram à figueira: "Seja você o nosso rei". Porém, a figueira respondeu: "Para governar vocês, eu teria de parar de dar os meus figos tão doces. Nem pensar!". 


Então as árvores disseram à parreira: "Venha ser o nosso rei". Mas a parreira respondeu: "Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu vinho, que alegra os deuses e os seres humanos. E nesse momento estou me preparando para um concurso de degustação de bebidas".


Ainda desejando ter um rei, todas as árvores pediram ao espinheiro: "Seja o nosso rei". E o espinheiro respondeu: "Se vocês querem mesmo me fazer o seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra.".


Ouvindo essas palavras enganadoras do espinheiro, o qual jamais poderia oferecer sombra às demais árvores, e ciente das decisões omissas da oliveira, da figueira e da parreira, eis que a jabuticabeira resolveu colocar-se à disposição para também ser rei: "Chega de termos bandidos e enganadores na política desse país! As árvores de bem precisam ocupar posições importantes nesse reino ou vamos nos dar muito mal amanhã"


Como o espinheiro e a jabuticabeira pretendiam o mesmo cargo, foi marcada uma votação na floresta, dando tempo para cada candidata fazer a sua campanha eleitoral.


Sendo uma árvore honesta, a jabuticabeira foi visitar as casas e discursar na praça sobre o seu plano de governo a fim de que todas as eleitoras conhecessem cada proposta. Algumas as recebiam com sinceridade e interesse, mas a maioria delas não. Aliás, nem escutavam o que a candidata tinha a lhes dizer, apesar de muitas lhe declararem apoio.


Já o espinheiro usou outras práticas. Fez muito assistencialismo, prometeu coisas impossíveis de serem realizadas, doou material de construção, inventou um monte de fakenews contra a jabuticabeira com a intensão de difamá-la na internet através de usuários falsos e, por fim, no dia das eleições, montou um búnquer para comprar as árvores. Quase todo mundo fechou com ele, inclusive a figueira que havia recebido a ilusória proposta de fornecer os seus produtos para uma fábrica de doces, sendo que a oliveira preferiu nem votar. 


Pouco depois das 17 horas, foi iniciada a apuração da urna eletrônica e a jabuticabeira ficou surpresa com o fato de haver recebido somente dez votos que, apesar de secretos, ela veio descobrir mais tarde que um deles veio da parreira. Já o adversário ganhou com uma diferença de mais 100 sufrágios.


No dia seguinte à coroação do espinheiro, o mesmo começou a roubar o dinheiro público e a oprimir a floresta de várias maneiras com ameaças de multas, demissões do serviço público e o aumento abusivo de impostos. Inclusive fez com que alguns de seus ministros cometessem atos velados de coação, ameaçando incendiar as árvores com gasolina, caso ousassem organizar uma oposição ao seu governo.


Assim, a eleição do espinheiro acabou sendo o fim da floresta, a qual o espinheiro loteou vendendo a fim de que novos proprietários derrubassem a mata para pasto, plantassem soja ou construíssem condomínios de luxo. Isso sem esquecer das árvores de madeira nobre que vieram a ser cortadas e vendidas para a indústria de móveis, sendo que a figueira terminou virando lenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário