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sexta-feira, 29 de março de 2024

Um legado do Império que a República pouco deu valor



Há exatos 166 anos, mais precisamente em 29 de março de 1858, era inaugurada a Estrada de Ferro Central do Brasil que, antes da Proclamação da República, denominava-se Estrada de Ferro D. Pedro II. 


Na época, foi organizada a Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II, sob a direção de Christiano Benedicto Ottoni, cujo projeto mestre tinha como objetivo a construção de uma espécie de "espinha dorsal" entre o Rio de Janeiro e a estação de Belém, em Japeri, na Província do Rio de Janeiro, que, por sua vez, teria conexões com todas as regiões do Brasil através de ramais a serem construídos pela própria companhia, ou, por meio de outras ferrovias.


Como se vê, o nosso segundo e último imperador foi um homem visionário e que planejou o futuro do país. Infelizmente, porém, depois da expansão ferroviária até à primeira metade do século XX, o Brasil cometeu o erro de privilegiar a construção de rodovias, as quais vivem esburacadas e precisando de frequentes manutenções, fora os pedágios.


Que isso mude nesta e nas próximas décadas!


OBS: Imagem da Inauguração da Estrada de Ferro D. Pedro II (Acervo: Biblioteca Nacional do Brasil).

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