Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2024

Uma tarde de horror numa escola de Mangaratiba



Na última quinta-feira (21/03/2024), mais uma vez Mangaratiba ocupou as páginas dos jornais do país por causa de um lamentável episódio envolvendo uma escola, em que mais de dez alunos passaram mal na tarde daquele dia. Segundo o texto da matéria Grupo de estudantes passa mal de calor em escola pública de Mangaratiba, no RJ, publicada no portal de notícias do g1, consta que:


"Mais de dez alunos passaram mal de calor em uma escola pública de Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, na tarde desta quinta-feira (21).

Responsáveis por 14 crianças afirmam que os estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores estavam em salas não climatizadas e que passaram mal de tanto calor, no distrito de Muriqui. Os pais dizem que algumas chegaram a desmaiar.

Em uma mensagem no grupo de responsáveis, a professora afirma que o café e o almoço foram servidos e que não faltou água. Ela afirma ainda que as salas estavam com ventiladores, mas que os aparelhos não deram conta.

As crianças foram levadas para uma Unidade de Pronto Atendimento para serem avaliadas.

A prefeitura de Mangaratiba foi procurada pela equipe de reportagem do RJ2."


Moro bem perto dessa escola cujo nome, na verdade, não é Nossa Senhora das Dores e sim Nossa Senhora das Graças. Porém, excluindo esse pequeno erro na matéria, o restante da informação corresponde ao que antes do episódio já se comentava nas ruas e nas redes sociais de internet acerca do estado precário das unidades de ensino municipais de Mangaratiba.

 

Na tarde daquela quinta feira, eu estava sentado na sala da minha casa, distante uns sete metros da rua, quando ouvi frequentes sons de sirenes de ambulância passando. Achei aquilo bem estranho, mas não imaginava o que estava ocorrendo. Porém, algumas horas depois, ao sintonizar no WhatsApp, verifiquei o recebimento de várias postagens de vídeo divulgadas por internautas sobre alunos do colégio passando mal e sendo socorridos na unidade básica de saúde de Muriqui, além de áudios e comentários de pessoas acerca do assunto sendo espalhados, seja por grupos ou contatos individuais no WhatsApp.


Também, no mesmo dia, fui até às redes sociais do vereador Hugo Graçano que estava divulgando o acontecimento e a sua presença na unidade escolar. Numa das publicações feitas pelo mesmo no Facebook, o edil mencionou que o caso se tratava de uma "tragédia anunciada" (clique AQUI para acessar), tendo também exibido imagens num vídeo das crianças sendo atendidas no pronto socorro e que ele próprio havia sido impedido de exercer a sua função de vereador na unidade escolar para verificar a condição de climatização das salas de aula, após ser solicitado pelos pais de alguns estudantes para atuar na causa.


Ora, essa é uma questão que, há tempos, vem sendo objeto de reclamações e de reivindicações, tendo se tornado público e notório, no âmbito do Município de Mangaratiba, que o colégio Nossa Senhora das Graças, assim como outras unidades escolares da rede pública local, carece de uma climatização adequada através de aparelhos de ar condicionado, considerando as altas temperaturas que fazem nesta região litorânea durante boa parte do ano. Principalmente no começo e no final de cada ano letivo.


Para não irmos até épocas remotas numa pesquisa sobre o assunto, eis que, na Câmara Municipal de Mangaratiba, constam ao menos duas reivindicações formais relevantes sobre o assunto feitas durante atual legislatura (2021/2024), a qual corresponde ao segundo mandato do prefeito reeleito Alan Campos da Costa. Tratam-se das indicações de números 345/2021 e 81/2024, respectivamente da autoria do presidente da Casa de Leis, senhor Renato José Pereira, mais conhecido como Renato Fifiu, e do vereador Dori Costa:


Indica ao Exmo Sr. Prefeito que entre em contato com os órgãos competentes, a fim de que seja analisado o Anteprojeto de Lei que “Dispõe sobre a climatização das salas de aula das escolas públicas do município de Mangaratiba.” - Indicação n.º 345/21 - Professor Renato Fifiu, em 01/06/2021

Indica ao Exmo Sr. Prefeito que providencie climatização e manutenção dos ventiladores nas Escolas Municipais. - Indicação n.º 81/24 - Dori Costa, em 06/03/2024





Além da falta de refrigeração nas salas de aula, há notícias de que as edificações não são adequadas, tendo em vista os materiais utilizados nas obras, e a expansão das construções, faltando, às vezes janelas (ou estas podem estar com defeito), bem como os ventiladores seriam insuficientes num dia de calor severo, seja pela quantidade instalada, pela falta de manutenção ou pela potência baixa dos aparelhos. E, como se não bastasse todo esse ambiente insalubre, ruim também para os professores lecionarem, sabe-se o quanto é comum faltar água, os bebedouros não funcionarem corretamente e as atividades escolares nem ao menos serem suspensas pelos diretores, apesar das más condições ambientais.


Fato é que Mangaratiba, assim como muitas outras cidades pequenas no nosso país, acabou se tornando uma sociedade coagida pela covarde política local. Não raramente ouve-se falar de pais que, supostamente, teriam sido ameaçados com processo judicial, caso filmem o ambiente precário das escolas de seus filhos, sendo que situações semelhantes ocorrem com funcionários, os quais temem represálias tipo transferências para outro local de trabalho mais distante de suas residências, questionamentos quanto à eventual redução de carga horária em relação ao cuidado de familiar doente, não conseguir aprovação em estágio probatório, perda de função gratificada, exoneração de familiar que trabalha como ocupante de cargo comissionado, etc.


Essa assediante situação certamente contribui para a manutenção desse quadro de relaxamento, de abandono e de opressão que alunos, pais e servidores vivem em Mangaratiba. Porém, a divulgação  de matérias como a que saiu ontem no g1 jogam um pouco de luz num problema que costuma ficar abafado na sociedade local e muita gente acaba acostumando-se como se tudo isso fosse normal.


Felizmente, em outubro, teremos eleições municipais e vamos ter a oportunidade de tentar mudar essa realidade através do nosso voto. Daí a necessidade de escolhermos conscientemente os nossos futuros prefeito, vice-prefeito e vereadores pois tudo o que a cidade vive hoje é consequência das decisões que tomamos quando estamos frente à frente com a urna.


Além do g1, houve a divulgação do fato em outros meios de notícias como na Record News e na TV Band Rio, cujo vídeo no YouTube segue adiante.



Ótimo final de semana a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário