Páginas

sábado, 23 de março de 2024

Neste sábado, doe uma hora para o planeta!



Há 17 anos atrás, em Sidney, na Austrália, surgiu uma movimento que se espalhou pelo mundo através de um gesto simbólico bem simples. Trata-se de apagar as luzes por apenas uma hora simultaneamente!


Atualmente presente em mais de 190 países e territórios, eis que desde o ano de 2009, a organização não-governamental ambientalista WWF passou a coordenar essa forma pacífica de protesto aqui no Brasil. Vejamos, pois, a explicação da ONG sobre o assunto (clique AQUI para ler o conteúdo na íntegra):


"O maior movimento ambiental global, a Hora do Planeta, já tem diferentes gerações participantes ao longo de quase duas décadas. A campanha de 2024 convida as pessoas a “doar uma hora à Terra”, promovendo ações positivas para o planeta enquanto fazem algo que amam. A ação ocorre em todo o mundo no dia 23 de março às 20h30 (horário local).

Desde a sua criação em 2007, a Hora do Planeta é conhecida pelo momento de apagar as luzes. O ato simbólico alerta para a principal fonte de emissões dos gases que estão mudando o clima do planeta, que é a queima de combustíveis fósseis para a geração de todas as formas de energia, incluindo a elétrica.

Desta forma, o apelo à ação "Doe uma hora à Terra" incentiva as pessoas não só a desligar as luzes simbolicamente, mas também a dedicar 60 minutos para fazer o bem ao planeta enquanto realizam algo que gostam, como por exemplo, uma caminhada pela floresta ou ações de ativismo digital. O objetivo é criar a Maior Hora do Planeta. 

Em 2023, a Rede WWF somou mais de 410 mil horas doadas ao nosso planeta por apoiadores em 190 países e territórios, representando 90% do planeta, tornando-a a maior Hora da Terra (...) 

Em nosso país, o apelo será em torno da segunda fase do manifesto "É Tempo de Restaurar”, que já engajou 23 influenciadores, alcançando um público de 10,9 milhões de seguidores, e convida todas as pessoas a se tornarem voluntários digitais do WWF-Brasil ao escolher causas ambientais para apoiar: proteger a vida de todas as espécies, restaurar biomas e ecossistemas e promover a justiça socioambiental. O objetivo é que dessa maneira as pessoas se unam e participem de uma aliança em defesa da vida."


Acho fundamental participarmos do movimento. Afinal, o planeta está em crise e a humanidade precisa encontrar novas formas de produção e geração de riquezas que não comprometam a sustentabilidade ecológica.


No caso do Brasil, não podemos contribuir para o uso dos combustíveis fósseis. Deste modo, além da responsabilidade quanto ao desmatamento, não devemos explorar petróleo na Amazônia, procurando desenvolver os meios de geração limpa de energia.


Sendo assim, apagarmos as luzes de residências, comércios, monumentos e prédios públicos seria uma atitude que poderá ajuda na conscientização da defesa da natureza.  


Bora participar! Neste sábado, dia 23/03, às 20 horas e 30 minutos, pelo horário de Brasília, não esqueça de apagar a luz! 

5 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!
    Tudo bem? E Núbia?
    Irei colaborar, sim. Provavelmente a essa hora em Portugal já estarei deitada.
    Abraços para vocês dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CÉU. Obrigado pela visita com comentários. Seja sempre bem vinda. Ótimo sábado aí!

      Excluir
    2. Em tempo! Tenho acompanhado à distância os acontecimentos sobre as eleições em seu país. Bom que o PSD tenha voltado. Confesso que tive preocupações quanto ao Chega que vejo como um partido de extrema direita e que tem simpatia pelo Bolsonaro aqui no Brasil. Núbia vai bem na medida do possível. Forte abraço

      Excluir
    3. Oi, Rodrigo!
      As coisas não estão bem, politicamente. Só à 4ª tentativa se conseguiu Presidente da Assembleia da República e foi com a ajuda do Partido Socialista.
      Vamos ver o que isso dá, mas creio que esse governo durará pouco tempo.
      Abraços.

      Excluir
    4. Olá, CÉU.

      Obrigado pelo retorno.

      Realmente a configuração de forças no Legislativo não permite a AD e nem o PS governarem sem um aliançamento com outro grupo. No entanto, ter o Partido Socialista na base de sustentação me parece melhor do que se fosse com o Chega. O primeiro ministro anterior durou um tempão e pode ser que prove sua idoneidade como aconteceu aqui com Lula, comparando a grosso modo pois são situações distintas. E acho que Portugal teve excelentes anos com António Costa.

      Em todo caso, tanto o PS quanto o PSD mostraram união quanto aos desestabilizadores movimentos da democracia hoje presente na política de vários países expressos no Trump e no Bolsonaro. Algo que muito me preocupa porque distorcem a realidade e apelam pra um emocionalismo e fazem do combate à corrupção uma falsa bandeira, induzindo muitos eleitores ao erro.

      Desejo sorte ao Luís Montenegro que deverá ser empossado na próxima semana.

      Abraço e e volte sempre

      Excluir