Páginas

sábado, 16 de dezembro de 2023

Uma agradável manhã de sábado na Serra do Piloto, em Mangaratiba



Neste sábado (16/12), eu e Núbia fomos participar de uma confraternização um pouco diferente do habitual. Enquanto muitos, nesta época de final de ano, preferem fazer churrasco na hora do almoço, ou um encontro etílico de noite, fui convidado para um evento da turma de ioga da esposa com um café da manhã numa pousada perto do Mirante Imperial da Serra do Piloto, bem aqui no Município de Mangaratiba.


Para quem não sabe, Mangaratiba não vive apenas praias e ilhas. Subindo pela RJ-149, a histórica Estrada de São João Marcos, construída nos áureos tempos do ciclo do café, chegamos à bela região da Serra do Piloto com suas área de Mata Atlântica, cachoeiras de águas limpas e cenários de tirar o fôlego. E foi nesse ambiente super agradável que viemos passear bem cedinho, logo depois das 8 horas da manhã.


Confesso que acordar cedo sempre tem as suas compensações pois podemos aproveitar as melhores horas dos longos dias de calor que fazem entre dezembro e janeiro na região, utilizando um horário quando as temperaturas ainda estão mais amenas. Curtir o frescor da manhã é um desses benefícios que não tem preço.


Quando chegamos, os alunos do curso já tinham começado as atividades de ioga. Apesar de não fazer parte do grupo, fui bem recebido e, generosamente, convidado para participar. Procurei fazer os exercícios em sequência, mas não acompanhei todos, principalmente na hora de tentar me equilibrar numa perna só. Também não me agradou tanto usar o tapa olho pois o local escolhido pela professora para reunir a sua turma ao ar livre tratava-se de um gramado de frente para uma majestosa vista do mar. Sem contar as hortênsias plantadas por ali.





Terminada a aula, fomos todos para o local da pousada onde estava sendo servido o apetitoso café da manhã e tinha um pão de batata feito lá mesmo que estava uma delícia! Todos nos fartamos e aproveitamos bastante aquele momento para conversar.


No entanto, as atividades do encontro continuaram e dali fomos conhecer uma cachoeira que fica entre cinco e dez minutos de caminhada. Descemos bem vagarosamente até o rio e lá ficamos por mais uma hora aproveitando aquele ambiente natural cercado de muito verde.




Enfim, foi um passeio agradável e divertido que me permitiu arejar um pouco a mente nesse final de ano bem tumultuado em que tentamos adiantar os nossos compromissos laborais já que, daqui menos de uma semana, chegando perto do Natal, as coisas ficarão bem mais difíceis de se resolver. Porém, nada mais revigorante do que o restabelecimento das nossas conexões com a natureza.



Bom domingo a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário