Páginas

domingo, 28 de janeiro de 2024

O combate à dengue precisa ser mais eficiente no Brasil!



Conforme noticiado hoje pelo portal de notícias g1 (clique AQUI para ler), o governo não estará disponibilizando a quantidade necessária de vacinas contra a dengue no corrente ano de 2024. 


Diz a matéria que a "imunização foi anunciada pelo governo desde o início da nova gestão do Ministério da Saúde, em meio à alta de casos e mortes no país". Também é informado no texto da reportagem que, no ano de 2023, o país "bateu o recorde de mortes com 1.096 óbitos", sendo que, no corrente ano de 2024, "o número de casos registrados já é o dobro que no mesmo período do ano passado" e que "a doença vem crescendo no país de forma alarmante". 


Além disso, consta que vacina teria sido comprada do laboratório japonês Takeda Pharma mas que "o volume de pessoas atendidas representa a metade do número de vacinas compradas". Desse modo, embora a imunização deva ser destinada em duas doses para pessoas de 4 a 60 anos, o governo federal estará limitando a um público-alvo da faixa etária de 10 a 14 anos em 521 cidades do Brasil... 


Ora, acontece que se mostra injustificável a vacinação não estar sendo prestada adequadamente a toda população brasileira, sendo que a situação em tela vem demonstrar um mal planejamento dos gestores que deveriam ter feito uma contratação suficiente de imunizantes para que toda a população seja de fato protegida contra uma doença que é letal. Inclusive, em Minas Gerais, o governo estadual chegou a decretar estado de emergência pela doença, após registro de mais de 600 casos em janeiro, ainda segundo a matéria. 


Como se sabe, o agente público possui o dever de cuidado em face dos princípios que norteiam a Administração Pública! Logo, tendo a atual gestão federal mais de um ano e não sendo a epidemia de dengue algo inédito no país como fora a COVID-19, caberia o governo ter adotado as medidas necessárias para evitar um aumento da doença e que unidades da federação não entrassem em estado de emergência, de maneira que medidas mais eficientes deveriam ter sido tomadas para que fosse reduzida a propagação da dengue no país. 


Conclui-se que, diante da grave epidemia de dengue que assola o Brasil, a ponto de colocar em risco vidas humanas, eis que, além da análise conduta do administrador público de saúde, há que se adotar medidas a fim de garantir a imunização de todo o público que de fato precisa da vacinação contra a dengue no país, mesmo que o governo federal e os demais envolvidos sejam obrigados pela Justiça a fornecer a vacina na quantidade necessária para fins de atendimento da população brasileira.


Queremos vacina!

2 comentários:

  1. Tomei ciência hoje de que, na Procuradoria da República em Blumenau tramita o procedimento nº 1.33.005.000484/2023-45 sobre a demora do Ministério da Saúde em disponibilizar a vacina contra a dengue.

    ResponderExcluir