Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2022

Lembranças da vitoriosa eleição de Tancredo Neves que pôs um ponto final ao regime militar...



Há exatos 37 anos, mais precisamente em 15 de Janeiro de 1985, o advogado, empresário e político peemedebista Tancredo Neves era eleito (indiretamente) presidente do Brasil, encerrando, assim, a tenebrosa ditadura militar. 


Infelizmente, como bem sabemos ele adoeceu depois desse episódio com fortes e repetidas dores abdominais durante uma cerimônia religiosa no Santuário Dom Bosco, em Brasília, na véspera da posse, em 14 de Março daquele ano. Foi, às pressas, internado no Hospital de Base do Distrito Federal, vindo a falecer em 21 de Abril, com 75 anos. 


Podemos dizer que Tancredo é considerado um dos mais importantes políticos brasileiros do século XX. E também não seria incorreto afirmar que aqueles foram saudosos tempos de sanidade e de apreço pela Democracia, tendo tudo se iniciado com um movimento de base popular denominado "Diretas Já", nos dois anos anteriores. 


Como se pode observar na foto a seguir, naquele dia histórico, manifestantes subiram na cúpula da Câmara dos Deputados festejando a eleição maiúscula de Tancredo. Uma cena alegre, bem diferente dos protestos carregados de ódio que vimos em 07/09/2021 contra o Supremo Tribunal Federal, além outras manifestações do tipo que passamos a assistir nos últimos anos.




Espero que, com a volta de Lula ao Palácio do Planalto, depois que ele vencer as eleições de outubro, o Brasil recupere o prestígio que a juventude de quatro décadas atrás teve pelo regime democrático e, com isso, tornemos a praticar uma política sadia, construtiva e de cooperação.

4 comentários:

  1. Oi, Rodrigo!

    Espero que vc e Núbia estejam bem e já devidamente vacinados. Núbia como vai?
    Eu felizmente estou bem e já com a 3ª dose e pela primeira vez levei a vacina da gripe, devido ao contexto epidémico. Estive de férias desde meados de dezembro passado até dia 10 desse mês e portanto não postei. Agora, já tem novo escrito. Apareça por lá, tá? Obrigada!

    Fiquei tão feliz com teu texto. Eu sabia que foi Tancredo Neves que foi eleito Presidente do Brasil encerrando o período de ditadura militar. Tenho certeza que os brasileiros em outubro próximo vão escolher Lula da Silva para Presidente da República, embora tivesse cometido alguns erros, mas ninguém, é perfeito. O Brasil, tua Pátria amada, voltará a ter liberdade, sanidade mental e alegria consciente. Trump conseguiu ser melhor que Bolsonaro, apesar dos pesares.

    Fico feliz por todos vocês, embora seja social-democrata. Dia 30 desse mês vão realizar-se em Portugal as eleições Legislativas. Temos o Partido Socialista e o Partido Social- Democrata como preferidos, mas acho que vai ganhar o Partido Socialista, porque se vai aliar a pequenos partidos de esquerda. Não fico nada incomodada, porque o Partido Socialista português é moderado e consciente.

    Beijos e abraços para vocês. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CEU.

      Fico feliz pelo seu retorno.

      Estamos bem e vivendo o escaldante verão brasileiro do hemisfério sul, sendo que apenas na semana passada que o calorão se apresentou depois de muitos dias de chuva.

      Ainda não tomamos a dose de reforço. Pretendemos tomar lá pelo mês que vem já que a dose dela se deu em outubro. Ou seja, pretendemos manter um intervalo adequado já que as doses anteriores devem estar fazendo algum efeito ainda.

      Creio que Lula deverá ganhar mesmo, embora não existam eleições ganhas e nem perdidas. Porém, só vejo hoje dois nomes em evidência que é ele e o atual presidente. Outros candidatos ao cargo tentarão ser a terceira opção. E a candidatura de Lula deverá vir junto com um ex-adversário em 2006, o Geraldo Alckmin, que governou o Estado de São Paulo várias vezes. É como se o PS e o PSD estivessem se unindo em defesa da democracia.

      Realmente o PS é um partido moderado e já governou Portugal várias vezes, tendo confiança da sociedade portuguesa e da comunidade europeia. Já não sei qual seria a visão acerca do PCP, sendo este sim uma esquerda mais afastada do centro como tempos por aqui o PCdoB e o PCB, em que aquele foi uma dissidência deste durante os anos do regime militar. Aliás, o nosso atual PCB foi refundado quando houve o abandono do "C" numa mudança de nome em que o grupo havia se moderado passando a ser hoje "Partido Popular Socialista" (PPS) e hoje simplesmente "Cidadania". Com isso, ao invés de migrarem para o PCdoB, os dissidentes do então PPS refundaram na época o PCB. E, por incrível que pareça os comunistas formam o partido mais antigo do Brasil...

      Já o PT do Lula é um partido que surgiu na época da redemocratização, no final do regime militar quando se permitiu a volta dos exilados e o pluripartidarismo. Não é tão antigo, mas já possui mais de 40 anos de história e deverá ter o apoio tanto de sociais democratas quanto dos socialistas e comunistas.

      Excluir
  2. Rodrigo,

    Espero que vocês tenham passado um natal feliz, em família e em consciência e que a virada tenha sido agradável. Vamos virar de vez a página.

    BOM ANO DE 2022!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecendo novamente sua participação, retribuo desejando um feliz 2022 na esperança de dias melhores com saúde para todos nós.

      Forte abraço

      Excluir