Acredita-se que, há exatos 2608 anos, mais precisamente em 28 de maio de 585 a.C., um eclipse solar total teria encerrado uma guerra entre os reinos da Média e da Lídia na Península Anatólia, atual Turquia. O evento foi entendido como um aviso dos deuses, como se as entidades do plano espiritual desejassem que a luta se encerrasse.
Tal eclipse já havia sido previsto pelo matemático, astronomo e filósofo pré-socrático Tales de Mileto, e foi assim descrito por um historiador grego, considerado como o "pai da História":
"No sexto ano da guerra, travou-se uma batalha e, quando a luta tinha começado, de repente, o dia se transformou em noite. (…) Os Lídios e os Medos, quando viram que a noite substituíra o dia, cessaram sua luta, ansiosos de que a paz se estabelecesse entre eles" - Heródoto (1.74)
Ora, se consideramos a descrição do evento por Heródoto como um eclipse solar, então, com base em cálculos astronômicos modernos, ele pode ser identificado com o eclipse solar de 28 de maio de 585 a.C., resultando, portanto, na exata data da batalha. Para a localização do confronto, alguns estudiosos assumem o rio Hális (moderno rio Quizil-Irmarque), pois estava localizado na região de fronteira entre os dois reinos.
Tendo em vista a atual guerra entre Rússia e Ucrânia, bom seria para a humanidade se um evento nos céus servisse de sinal para ambos os povos irmãos pararem de brigar entre si.
Chega de guerra! O mundo precisa é de paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário