Páginas

domingo, 21 de abril de 2024

Como assim "Acredita e vem"?!



Refletindo sobre o momento pré-eleitoral de Mangaratiba, lembrei das palavras de um apoiador ditas para mim numa conversa particular que tive durante a semana passada. Segundo esse rapaz que, talvez, nem tenha completado 25 anos, o deputado "Luiz Cláudio [Ribeiro] é o novo na política e terá muito mais condições de governar a cidade do que seus concorrentes". Também lembro de ter ouvido ele falar do substantivo "renovação" em relação ao futuro pleito, caso ocorra a vitória do seu pré-candidato.


Não irei logicamente expor a identidade desse jovem até porque tivemos uma conversa privada e sabemos quanta covardia ainda existe no nosso Município, principalmente contra as pessoas que dependem de um emprego na Prefeitura, ou possuem algum parente nomeado lá. No entanto, achei estranho e muito engraçada essa identificação do candidato governista com algo novo.


Ora, pergunto que novidade o deputado Luiz Cláudio Ribeiro representaria dentro do quadro patológico da nossa política local?!


Sinceramente, não vejo nada novo debaixo do Sol! E aí não me refiro necessariamente aos nomes dos pretensos candidatos em geral para o Executivo e para o Legislativo, mas, sim, ao modo de se fazer política que em nada difere do atual governante reeleito.


Inicialmente indago como que o ilustre deputado, eleito suplente na ALERJ pelo PSD do Eduardo Paes em 2022, foi apresentado na política naquele ano? Por acaso, criou ele o seu próprio grupo em Mangaratiba, ou toda a sua base de apoio não se encontrava na própria Prefeitura formalmente administrada pelo senhor Alan Campos da Costa, vulgo Alan Bombeiro?!


Jamais nos esqueçamos de que o referido parlamentar (e pré-candidato à cadeira número um do Município hoje pelo Republicanos do Crivella), exerceu por anos consecutivos o cargo de secretário municipal de finanças, compondo o primeiro escalão do desgoverno Alan Bombeiro.


Por sua vez, após tomar posse do cargo de deputado estadual, Luiz Cláudio Ribeiro esteve diversas vezes presente nas inaugurações e nos principais eventos da Administração do Município. Sua imagem manteve-se vinculada à do prefeito até, pelos menos, os últimos meses de 2023.


Pois bem. A própria pessoa que conversou comigo disse que "Alan é Alan e Luiz Cláudio é Luiz Cláudio", mas isso não me convenceu. Pois, mesmo sendo CPFs diferentes, o grupo de um eventual governo do indicado sucessor do Alan, caso ele ganhe (TOC TOC na madeira), deverá ser praticamente idêntico com a maioria dos nomes que integram (ou fizeram parte) o secretariado de 2024. Inclusive, o próprio senhor Braz Marcos da Silva Marques, até pouco tempo atrás nomeado como secretário de Administração, compunha com Luiz Cláudio a executiva municipal do PSD em Mangaratiba. 


Não é difícil perceber que hoje o primeiro escalão da PMM está fechado com Luiz Cláudio em termos de apoio, o que é extensivo ao próprio prefeito Alan. Sem contar que os ocupantes de cargos comissionados, nomeados pelo Chefe do Executivo, desde os subsecretários aos assessores, também seguem o mesmo rumo político.


Talvez, se essa intensão de apoiamento ao deputado Luiz Cláudio não contasse com tanta ligação à máquina administrativa e o parlamentar houvesse desempenhado um mandato na ALERJ mais desvinculado da imagem do Alan Bombeiro, ele poderia até ser reconhecido como um "novo" na política. Porém, ambos ainda caminharam juntos por muitos meses durante o ano passado e todo mundo em Mangaratiba sabe quem é que o prefeito apóia.


Diante do slogan "Acredita e vem" que os apoiadores do Luiz Cláudio divulgam, muitos já colando adesivos nos seus automóveis, digo a vocês que não dá para alguém, com um mínimo de neurônios na cabeça, simplesmente acreditar e ir.


Na moral, meus amigos, política é uma coisa muito séria e não podemos levar isso na brincadeira dispensando o inteiro exercício da razão. Tão pouco é algo que se confunde com um exercício religioso de fé numa suposta ordem divina, quando os personagens bíblicos respondiam imediatamente a um determinado sonho profético e seguiam aquele direcionamento. 


Fato é que próximo prefeito eleito em outubro governará Mangaratiba durante quatro anos e ainda poderá tentar uma reeleição em 2028, com chances de encerrar um segundo mandato no final de 2032. A saúde da população, a educação dos nossos filhos e netos, a manutenção dos logradouros da cidade, a iluminação pública de cada rua, a regularidade da coleta do lixo, o transporte urbano e de estudantes, o desenvolvimento da economia, os valores e os direitos salariais dos funcionários efetivos ou contratados, a qualidade de vida dos idosos, o atendimento às demandas dos cidadãos, a probidade administrativa assim como tantas outras questões de interesse local, por óbvio passarão pelas mãos desse próximo gestor e, na sua ausência, do respectivo vice.


Assim, pergunto sempre às pessoas se elas se consideram satisfeitas com o atual governo?! Será que os moradores de Mangaratiba gostariam de sofrer mais quatro anos de uma gestão parecida com a do Alan Bombeiro, tendo quase os mesmos secretários, embora com um nome diferente na Chefia do Poder Executivo Municipal?!


Portanto, tal como faziam as pessoas evangelizadas pelo apóstolo Paulo na cidade tessalônica de Beréia, as quais, antes de se exteriorizar um ato de conversão, conferiam no texto das Escrituras Sagradas aquilo que lhes era pregado, quando tratamos de política também temos que refletir adequadamente (e muito mais) antes de apoiarmos a candidatura ou a pré-candidatura de alguém. Pois, como coloquei, é o futuro de, pelo menos, quatro anos de uma cidade que está em jogo, com repercussão direta e/ou indireta na vida de cada munícipe.


Ótima semana a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário