Estava olhando as estatísticas do Serviço de Informação ao Cidadão da Prefeitura de Mangaratiba, referentes aos atendimentos feitos no ano de 2023, disponíveis através do próprio site da Administração Municipal. Constatei que, lamentavelmente, foram poucas as solicitações registradas, o que mostra um desinteresse da sociedade além da evidente sub notificação uma vez que os problemas aqui são inúmeros como todos sabemos.
No entanto, pior do que tudo isso, seria a falta de respostas para a maioria dos pedidos formulados ou registrados pela plataforma digital ao longo do ano anterior. Dos apenas 171 casos que constam, eis que 58,5% deles continuam em aberto... Ou seja, mais da metade!
Diante disso, considero importante que haja não só uma ampla divulgação do serviço como também uma cobrança dos responsáveis pela resposta que, em geral, costumam ser as próprias secretarias do governo contactadas pela Ouvidoria após o ingresso da solicitação. A mesma também é um órgão governamental (uma superintendência do gabinete), mas tem o dever de atuar de maneira independente ao receber a demanda do cidadão.
Logicamente que, se a Prefeitura não tem sido eficiente no tratamento das solicitações, cabe aos órgãos internos (Controladoria) e externos de controle agir, bem como a nós cidadãos. Pois jamais devemos esquecer que somos os "patrões" do serviço público e sustentamos os subsídios de todos os secretários mais o do prefeito com o dinheiro recolhido dos nossos impostos. Portanto, vamos cobrar.
De olho neles, pessoal!🤳👀
Ótimo sábado a tod@s!
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