Há exatos 35 anos, mais precisamente em 17 de novembro de 1989, tinha início a Revolução de Veludo, na antiga Tchecoslováquia, a qual, pacificamente, depôs o governo daquele país.
Na referida data, a polícia havia reprimido uma manifestação estudantil em Praga (capital) de modo que tal evento desencadeou uma série de protestos populares de 19 de novembro até o fim de dezembro.
Até 20 de novembro, o número de manifestantes pacíficos na cidade passou de 200 mil a meio milhão de pessoas e um movimento geral envolvendo todos os cidadãos do país foi realizado em 27 de novembro.
No dia 10 de dezembro, o então presidente Gustáv Husák renunciou. Alexander Dubček foi eleito presidente do parlamento federal em 28 de dezembro e Václav Havel, escritor conhecido que estava à frente da revolução, tornou-se presidente do país em 29 de dezembro de 1989.
Em 5 julho de 1990, a Tchecoslováquia teve a sua primeira eleição democrática desde 1946, elegendo Vaclav Havel como Presidente.
O termo Revolução de Veludo foi inventado por jornalistas para descrever os acontecimentos e aceito pela mídia mundial, sendo usado em seguida pela própria Tchecoslováquia. Depois da dissolução da nação em 1993, devido a questões étnicas, culturais e econômicas, a Eslováquia usou o termo "Revolução Gentil", que é o termo que os eslovacos usavam para a revolução desde seu começo. Podemos dizer que tal movimento uma das mais importantes revoluções de 1989.
Lembro da época em que a Cortina de Ferro caiu na Europa do Leste. Eu era ainda um adolescentes de meus 13/14 anos, quando assistia nos noticiários sendo derribados os regimes totalitários de vários países da região, os quais tinham sido impostos pela ex-URSS, após a vitória dos aliados contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial, sem que fosse uma escolha da respectiva população abraçar o socialismo.
Quer se tratem de regimes de direita ou de esquerda, o povo sempre ansiará pelo exercício da liberdade, seja esta econômica, política e cultural, ainda que não falte comida, escola e serviços de saúde. Afinal, todos querem poder participar na medida de seus interesses e muitas das vezes o peso da estagnação é insuportável.
Que tenhamos uma semana produtiva!
OBS: Uma imagem da cidade de Praga no dia 25/11/1989, durante as manifestações da Revolução de Veludo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário