Páginas

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Que o Dr. Wilson consiga de fato combater a corrupção e a violência no RJ!



Na manhã desta terça-feira (01/01/2019), dez governadores dos estados brasileiros tomaram posse, inclusive o ex-juiz federal, Dr. Wilson José Witzel (PSC), conforme ocorreu na cerimônia de hoje na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. E um dos pontos principais de seus discurso seria o combate à corrupção, como passo a citar adiante:

"É chegada a hora de libertar o estado da irresponsabilidade e da corrupção que marcaram as duas últimas décadas da política estadual. Sob a proteção de Deus, eu renunciei a uma carreira, à toga, à magistratura federal; e iniciei uma jornada que simboliza todo o meu amor e a minha indignação com tudo o que vimos e ouvimos. É um ato de amor ao povo e ao Estado do Rio de Janeiro (...) O resultado da última eleição simbolizou o grito de milhares de homens e mulheres cansados da traição e dos atos de corrupção que estão tirando de nós o sentimento de esperança por dias melhores para nós e nossos filhos."

Outro tema tratado pelo novo gestor foi quanto à violência que tem massacrado o Rio de Janeiro nas últimas décadas. Na sua fala, ele se referiu a traficantes como "narcoterroristas", acrescentando que:

"não podemos mais viver sem liberdade, com medo de sair às ruas, sem saber se voltaremos. Criminosos assumiram, pelo poder das armas, o domínio de porções do nosso território, trazendo desgraça e desordem ao cidadão de bem. Vamos reorganizar as estruturas policiais para serem capazes de investigar e de prender aqueles que comandam o crime organizado e fazem da lavagem de dinheiro a fonte que abastece o comércio de drogas e armas e a desgraça e o câncer da corrupção. A instalação do Conselho de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, fruto da nossa experiência e de estudos aprofundados por mais de 20 anos, vai aproximar as instituições e permitir que a segurança não seja mais apenas um caso de polícia, e sim uma política pública de responsabilidade de todos os Poderes, conforme determinam a Constituição Federal e a Estadual. Cidadãos fluminenses, não permitirei a continuidade desse poder paralelo. Ao receber minha carta patente do Corpo de Fuzileiros Navais, eu jurei, perante a nossa bandeira, defender o estado democrático de direito contra ameaças internas e externas. Usarei todos os meios e conhecimentos para derrotar o crime organizado, reconstruindo, reaparelhando, aperfeiçoando o processo penal e as estruturas judiciais, treinando as nossas forças policiais, colocando à disposição profissionais da segurança capacitados e com instrumentos para conter a ameaça à nossa democracia. A mudança da nossa estrutura de segurança é fundamental para aproximar as instituições que compõem todo o processo criminal, sendo a atividade policial apenas parte de um gigantesco leque de aparato de punição e de ressocialização."

Acho excelente a ideia de se apoiar o Conselho de Segurança e ampliar a participação de toda a sociedade nas ações de combate à criminalidade. Principalmente se o governador souber reunir pessoas técnicas e especializadas em segurança pública para que o enfrentamento da bandidagem se dê com inteligência.


Além dessas questões, Wilson também abordou esses outros oito pontos durante a posse, prometendo:

- dar segurança jurídica e credibilidade para atrair investidores;
- fortalecer e expandir o turismo, o "novo petróleo" do estado;
- melhorar as condições de trabalho dos servidores;
- racionalizar custos e obter mais recursos para os municípios;
- buscar apoiar o Governo Federal no processo de mudanças de ordem tributária, previdenciária e econômica;
- fortalecer a cultura "em toda sua diversidade" e a educação, que será tratada como "política pública estratégica";
-retomar crescimento econômico com geração de renda e emprego;
- fomentar a produção agrícola no interior e reduzir importações.

Por volta das 9:45 hs, Witzel terminou o discurso, que durou cerca de 20 minutos. Em seguida, a sessão foi encerrada, e o governador concedeu uma entrevista coletiva, sendo que do Rio ele seguiu junto com o deputado Rodrigo Maia (DEM) para a posse de Jair Bolsonaro (PSL) aguardada para esta tarde, em Brasília.

Como cidadão fluminense e brasileiro, espero que o novo governador tenha êxito em seus trabalhos, mas que nunca deixe de promover um bom diálogo com a população, atuando com o máximo de transparência possível e dando oportunidades de participação a todos os interessados quanto aos principais atos de gestão.

OBS: Créditos autorais das imagens acima atribuídos a Tomaz Silva/Agência Brasil

2 comentários:

  1. Que assim seja. Que ele não fique só nas promessas.
    Afinal precisamos ter fé no novo ano que se inicia.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Prof. Adinalzir.

      Realmente precisamos ter esperanças e espero que a política dele seja feita mesmo com os pés no chão, sem populismo e com o uso da inteligência.

      Como cidadãos conscientes, acompanharemos e cobraremos.

      Um abraço e feliz 2019!

      Excluir