Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2019

Despedindo-me do Natal



Talvez muitos não saibam disso, mas hoje, dia 06/01/2019, ainda é Natal. Aliás, o seu último dia...

Recentemente, eu estava lendo na Wikipédia que, no Brasil das antigas, os nossos festejos natalícios chegavam a ser comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos denominados "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo. E, segundo o texto, tais manifestações culturais prolongavam-se até à data consagrada aos "Três Reis Magos", dia 06 de janeiro: 

"Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do País, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros" extraído de https://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis

Apesar dos muitos questionamentos teológicos que existem sobre a figura desses misteriosos personagens do Evangelho de Mateus (o único dos livros canônicos que fala sobre o episódio), fato é que esses "reis" magos integram há muitos séculos o Natal das famílias ocidentais. E aí, quando falamos em se manter uma cultura tradicional, penso que não importa tanto qual o seu o embasamento teológico ou historicidade. Até porque, do contrário, nem comemoraríamos o aniversário de Jesus em alguma época do ano.

Fato é que a preservação e o resgate da tradição festiva sobre os ilustres visitantes do menino Jesus, os quais vieram de tão longe a fim de lhe ofertar caros presentes, continua tendo grande utilidade na nossa atualidade. Pois um dos maiores benefícios, no meu ponto de vista, seria fazer com que a sociedade prolongue o seu Natal conforme escrevi no artigo Bem que poderíamos celebrar a Kwanzaa no Brasil!, postado aqui no dia 29/12/2018.

No meu ponto entender, hoje o Natal da maioria dos brasileiros tem se encerrado antes mesmo do sol se pôr em 25/12. Pois, na data seguinte, já começamos a entrar em clima de Réveillon e confesso não gostar muito dos ambientes públicos de convívio no final do ano. Ou seja, vive-se uma segunda grande festa, que não é nada familiar, a qual nos faz esquecer totalmente dos bons momentos natalícios.

Ora, aqui mesmo onde moro, apesar da Prefeitura ter deixado nas praças os enfeites de Natal decorando as árvores, sofremos muito na virada do ano com o turismo predatório. Para um balneário de poucos habitantes como é Muriqui, a vida das pessoas se transtorna com os estacionamentos irregulares dos carros (alguns chegam a ficar em fila dupla), a obstrução de calçadas por mercadorias, placas, mesas, cadeiras e churrasqueiras, veículos andando na contramão, barulho excessivo nas casas e nos carros, lixo nas praias, filas longas nos mercados, transportes super lotados, rodovia engarrafada, aumento da violência, assaltos, brigas, acidentes, desrespeito aos costumes locais dos moradores, etc.

Entretanto, há outras cidades no Brasil em que a atmosfera natalina é cultivada por mais tempo a exemplo do badalado Natal de Gramado, no Rio Grande do Sul. Por exemplo, lá eles organizam programações festivas que ocupam todo o mês de dezembro e só terminam em meados de janeiro do ano seguinte, além de manter a decoração nas ruas, praças e prédios públicos juntamente com as lojas e as casas dos moradores.

Aqui no meu Município, eis que, para a manhã de hoje, a Fundação Mário Peixoto iniciou um evento na região rural do Rubião sobre a Folia de Reis na Serra do Piloto, 5º Distrito de Mangaratiba. Segundo a postagem publicada na página da instituição no Facebook, podemos dizer que isso já seria um bom começo:


"A Fundação Mário Peixoto congratula a Folia Três Reis do Oriente pela sua relevância como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e também de Mangaratiba, pela sua importância ancestral e atual na preservação da nossa identidade cultural e das tradições populares do nosso município. Parabéns! Hoje estaremos todos na Festa dos Santos Reis, às 10 horas, no Galpão do ITERJ, no Rubião, na Serra do Piloto, prestigiando e apoiando a nossa tradicional folia!"


Certo é que para aqueles que buscam um significado mais profundo nas coisas, o Natal não deve ser experimentado numa data só, mas, sim, nos 365 dias do ano. Porém, penso que os períodos de festas construtivas na nossa sociedade e que incentivam uma convivência sadia entre as pessoas, estimulando um aprendizado filosófico-existencial, precisam ser melhor aproveitadas para a promoção do bem comum.

Ótima semana a todos!
  
OBS: A ilustração acima trata-se de uma imagem da obra Adoração dos Magos, do artista espanhol Bartolomé Esteban Murillo (1617 – 1682), o qual viveu na época do Barroco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário