Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2024

Dos tempos quando a Rússia queria a paz...



Há exatos 34 anos, mais precisamente em 16 de julho de 1990, o Conselho Supremo da Ucrânia declarava a soberania do Estado sobre o território da República Socialista Soviética da Ucrânia. 


Pouco tempo antes da Ucrânia ter realizado este feito, outras Repúblicas da União Soviética também já tinham proclamado sua soberania, sendo estas a Moldávia, a Rússia, e o Uzbequistão. 


Tal Declaração estabeleceu os princípios da autodeterminação da nação ucraniana, da democracia, do poder de estado, da cidadania da República Socialista Soviética da Ucrânia, da supremacia territorial, da independência econômica, da segurança ambiental, do desenvolvimento cultural, da segurança interna e externa e das relações internacionais ucranianas.


Na imagem acima, temos a representação da Declaração da Soberania Estatal da Ucrânia em um selo postal da URSS de 1991, nos saudosos tempos em que Mikhail Gorbatchov (1931 - 2022) liderava os russos rumo à paz.

3 comentários:

  1. Uma boa recordação dos tempos de Mikhail Gorbachev. Infelizmente hoje a Rússia de Putin só quer guerra em cima de guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, ele foi um grande líder do século XX e que muito realizou pela paz na condição de estadista. Como personalidade, pode não ter alcançado a mesma magnitude do Nelson Mandela, do Martin Luther King ou do Gandhi, porém nenhum desses chegou a liderar um processo de paz estando num cargo. Mandela chegou à Presidência da África do Sul, porém após o regime do Apartheid.

      Excluir
    2. Em todo caso, considero Gandhi a personalidade mais influente do século XX em relação à paz 🕊️

      Excluir