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sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Um pouquinho sobre a história dos trilhos da Central do Brasil



Há exatos 156 anos, mais precisamente em 13 de outubro de 1867, a então Estrada de Ferro D. Pedro II chegava ao povoado de Entre Rios (hoje a cidade de Três Rios), no entroncamento com a Estrada de Rodagem União e Indústria, a qual havia sido inaugurada em 1861. Importante dizer que a ferrovia, idealizada para integrar o território brasileiro, teve as suas obras iniciadas em 11 de junho de 1855 e, já em 1864, alcançava o Vale do Paraíba, transpondo a barreira geográfica da Serra do Mar.


A partir de Três Rios, os trilhos seguiram então para outros municípios da província mineira, ligando Minas Gerais à capital do Império, a ponto de, finalmente, alcançar Queluz de Minas, atual Conselheiro Lafaiete, em 1883. 


Quando da Proclamação da República, em 1889, a ferrovia teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil (mudança oficializada a 22 de novembro daquele ano). Ainda assim, os trabalhos de ampliação continuaram com a ferrovia avançando através de novos ramais pela Região Sudeste.


Atualmente, a "Linha do Centro" é operada pelas concessionárias Ferrovia Centro Atlântica S/A, mais conhecida como FCA, e pela MRS Logística S/A. Porém, o transporte de passageiros foi praticamente extinto entre as cidades brasileiras de modo que, com exceção dos trens urbanos nas áreas metropolitanas, os trilhos servem hoje em dia mais para a passagem de vagões de minério, com raros projetos de viagens turísticas saindo do papel...


OBS: Mapa das linhas e ramais da Estrada de Ferro Central do Brasil, 2009.

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