Páginas

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Não vimos o eclipse, mas sabemos o quanto foi bonito



Definitivamente o RJ não oferece muitas condições de observação dos fenômenos celestes. No último sábado (14/10), tivemos o tão esperado eclipse solar anular, com imagens incríveis em outros lugares do Brasil e do mundo, mas São Pedro não deu um minuto de trégua... Desde a madrugada até o anoitecer, chovia sem parar!


Lembro bem quando estava completando meus 10 anos de idade e o Halley passou em abril de 1986. No dia do meu nível o jornal O GLOBO registrou a frustrante tentativa dos cariocas em ver a passagem do cometa no dia 12/04 daquele ano, conforme a foto ao lado. Na época, eu morava com meu avô paterno Sylvio na mineira cidade de Juiz de Fora, distante em pouco mais de 180 quilômetros do Rio de Janeiro, mas também enfrentava as mesmas dificuldades atmosféricas. 


Curiosamente, posso dizer que, há quase 40 anos atrás, havia muito mais empolgação com esses eventos no meio social do que na atualidade. Hoje em dia, muitas crianças já nem largam o celular pra admirar o céu sendo que, na minha época, falava-se quase o tempo todo na passagem do Halley que só os muito idosos tinham visto em 1910, sendo coisa da geração dos meus bisavós já que o saudoso vovô Sylvio havia nascido em junho de 1917.


Em todo caso, apesar de muitos no Brasil estarem em suas atenções voltadas para as conversas nas redes sociais enquanto os jornais davam mais destaques para a guerra contra o Hamas em Israel, alguns entusiasmados souberam registrar o momento ímpar do eclipse solar. Senão vejamos essas belas imagens, respectivamente em Juazeiro do Norte (CE), na Guatemala, no Texas e na Cidade do México.







Em 2024, após atingir o ponto de sua órbita mais distante do Sol (afélio), o Halley iniciará a sua trajetória de retorno e deverá passar pela Terra somente em 2061.


Será que daqui uns 38 anos a humanidade estará melhor, pacificada das guerras e cuidando do meio ambiente?!


Usando mais tecnologias em 2061, teremos mais tempo livre para viver?! 


Se até lá ainda estarei por aqui, não sei. Porém, ainda quero até lá dispor melhor do meu tempo para apreciar novos fenômenos da natureza, coisa que podemos realizar ao final de cada tarde contemplando um simples pôr do Sol ou até mesmo a chuva caindo em frente à janela.


Ótima semana a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário