Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Aglomerações, congestionamentos e sujeira: um retrato do feriadão aqui em Mangaratiba




Na edição de hoje no blogue Notícias de Itacuruçá, o internauta Lauro Santos, editor do site, postou a seguinte nota, registrando como foi caótico o feriadão aqui em Mangaratiba nesses dias de pandemia:


"Teve de tudo no município, no final de semana de feriado prolongado: engarrafamento de trânsito dentro dos distritos; flanelinhas invadindo áreas particulares para cobrar pelo estacionamento; lancha incendiada na marina de Itacuruçá; brigas de socos e pontapés na praça da igreja; tiros em Muriqui, etc. A comparação mais comum entre moradores foi que parecíamos estar no ano novo ou no carnaval, tamanha a quantidade de visitantes." - Extraído de https://itacrio.wordpress.com/2020/09/08/08-de-setembro-de-2020/


Considero vergonhoso não terem sido adotadas as medidas possíveis para adequarmos a recepção de turistas à capacidade dos nossos balneários e às normas de segurança em relação à pandemia, por parte das nossas autoridades.


O Poder Público Municipal, por mais uma vez, mostrou a sua hipocrisia por dizer que está prevenindo a propagação da COVID-19, pois parece que, na prática, o prefeito liberou geral a bagunça, mesmo tendo em suas mãos a caneta… Ou seja, pode o Chefe do Executivo local baixar decretos e e direcionar a fiscalização para atuar nos pontos estratégicos de cada distrito, mas não fez isso.


Ora, o senhor Alan Campos da Costa (conhecido também como Alan Bombeiro), que é um pré-candidato à reeleição ao cargo que ocupa desde 20/11/2018, costuma postar em sua página nas redes sociais de internet que a pandemia não acabou, pede para as pessoas usarem máscaras, manterem o isolamento social, etc. Porém, não tenho mais visto o Município tomar medidas preventivas eficientes para combater a contaminação pelo coronavírus, a exemplo das barreiras sanitárias antes existentes nos acessos da rodovia Rio-Santos às áreas urbanas.






Fato é que as nossas praias ficaram superlotadas nesse feriadão em todos os nossos distritos litorâneos! Em Muriqui, por exemplo, foi um horror. Um pesadelo! Até ônibus de excursão me informaram que andou chegando por aqui…




Mas será que o governante vê isso ou está apenas assistindo e publicando os vídeos do que anda ocorrendo na Zona Sul do Rio de Janeiro, como fez recentemente em sua página no Facebook, deixando de abordar com mais precisando o que anda ocorrendo aqui?! 


E, se o senhor Alan tem ciência do que ocorre lá na capital estadual, não poderia prevenir a cidade dessa vinda avassaladoras de turistas que sabidamente procuram a região da Costa Verde nessas épocas de feriado prolongado?!


Apesar dos pesares, reconheço e aplaudo os trabalhos árduos dos nossos varredores por terem feito a parte deles, limpando montanhas de lixo e os resíduos descartados em locais públicos, embora recebendo tão pouco de remuneração paga uma empresa contratada  pela Prefeitura que custa uma fortuna aos cofres públicos...




De qualquer forma, digo e repito que está ficando insuportável e muito preocupante essa situação no Município de Mangaratiba de modo que considero necessário o Ministério Público agir contra as omissões dos nossos gestores locais. Até porque as temperaturas estão se elevando e há outros feriados prolongados vindo aí como os dias 12/10, 02/11, 20/11, 25/12 e 01/01...


Não queremos ser infectados pelo vírus e nem pegar essa doença letal que já matou dezenas de pessoas numa cidade de pouco mais de 40 mil habitantes!




Ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário