Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2020

Solidariedade, racionalidade e pensamento crítico nas enchentes que enfrentamos



Na manhã deste último domingo (01/03), muitos bairros daqui de Mangaratiba amanheceram alagados com várias notícias circulando sobre deslizamentos de terra, quedas de árvore e obstrução de vias, a exemplo de um dos túneis da BR-101. As sirenes não paravam de tocar (e ainda continuam) alertando os moradores das áreas de risco para que procurassem um ponto de apoio.

Sem dúvida, a chuva que caiu já na noite do dia 29/02 começou a preocupar os moradores. Estando ainda acordado na madrugada do domingo, recebi um recado pelo WhatsApp com o vídeo de uma pessoa da Praia do Saco informando sobre como se encontrava a sua localidade com um acúmulo anormal de água. Afinal, muitas ruas de Mangaratiba carecem de uma melhor infraestrutura e de uma manutenção adequada para um adequado enfrentamento das enchentes pois não é correto culparmos a natureza por tudo como se o homem não pudesse fazer a sua parte.

Ora, muito pior do que as mensagens recebidas na madrugada do domingo foram as imagens que vi pela manhã mostrando verdadeiras inundações a exemplo da primeira foto acima e desta outra a seguir que ficar perto do CIEP Brizolão 294 (Escola Cândido Jorge Capixaba) onde estudam inúmeros alunos da rede pública de ensino.

Fato é que tanto Mangaratiba quanto outras cidades próximas entraram numa situação de emergência por causa das chuvas fortes que estão caindo sem trégua. 

Responsabilidade do Poder Público? Obviamente que sim. Afinal, o atual governo não tem mais 30, 60 ou 90 dias! Já são mais de 15 meses dessa gestão e o prefeito Alan Campos da Costa, o Alan Bombeiro, teve o ano passado inteiro para solucionar as questões emergenciais. 

Em fevereiro de 2019, fez-se o questionável Decreto de calamidade de número 4.024, com a possibilidade de agilizar a execução de obras e de serviços que, em tese, seriam necessários, inclusive com dispensa de licitação (clique AQUI para ler). Só que não houve solução alguma... O "buraco" do Axixá, por exemplo, a gente viu que não foi resolvido nem naqueles 6 meses do Decreto e, tão pouco, no decorrer de 365 dias. Sem contar que o Poder Executivo obteve uma autorização da Câmara para suplementar o orçamento em até 50%, o que, em tese, facilitaria a realização de muitas obras de prevenção de enchentes e de contenção de encostas, porém não vimos os investimentos acontecer... Antes, a Prefeitura gastou o nosso dinheiro com licitações de fogos de artifício, reformas caras de prédios públicos, cuja qualidade do serviço eu questiono, supostos reparos e manutenção em calçadas em que não notei diferença nenhuma, um caríssimo aluguel de barco para o CARNAMAR e muita grana desperdiçada com festas.

Todavia, agora é preciso administrar a crise com humanidade e respeito pelas vítimas. Pior é não sabermos como e quando a situação irá se estabilizar. Está tudo muito preocupante! Pois, além da atenção aos desabrigados, há que se acolher preventivamente quem estiver numa situação de risco convencendo esses moradores a deixar suas casas. Principalmente em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (e pedras), o que, como sabemos pode ser fatal. Aliás, duas casas chegaram a desabar aqui no Município.

Até agora uma parte da cidade está sem abastecimento de água com pessoas sem poder cozinhar, tomar banho, lavar roupas ou limpar a casa. Amanhã será temerário os serviços públicos não essenciais funcionarem, sendo desaconselhável alguém pegar estrada nessas condições para deslocar-se até o trabalho. Resta-nos, então, sermos solidários e agirmos com o máximo de racionalidade para que as ações emergenciais sejam bem administradas e poderem dar certo. 

Assim, mesmo sendo oposição ao atual governo, considero importante as pessoas numa melhor condição ajudarem as famílias que precisam de alguma doação tais como água, alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, agasalhos, etc. Em em cada Distrito de Mangaratiba haverá um posto de recolhimento.


Felizmente, conforme eu soube, algumas contribuições voluntárias já estão chegando! Nesta segunda (02/03), o CECAP abrirá pela manhã, cá em Muriqui, a partir das 8 horas. O endereço fica na Avenida das Nações Unidas, número 653.

Vamos ajudar! Sem abrirmos mão do nosso senso crítico e da indignação quanto aos governantes, sejamos solidários com quem precisa.


Ótima semana a todos!

OBS: Fotos obtidas através de sucessivas postagens de internautas nas redes sociais de autoria desconhecida.

7 comentários:

  1. Isso aí,Dr.Rodrigo! É hora da solidariedade, não importando convicções politicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo incentivo, amigos! Hoje à tarde passei no CECAP e vi que já tinham chegado mais doações. Que todos possamos ser solidários nesta hora e as responsabilidades apuraremos em momentos apropriados. Principalmente no dia 04/10...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rodrigo!

    Um texto lúcido, sincero e inteligente. Parabéns!

    Aí, como em qualquer lugar atingido por uma catástrofe natural, não podemos ficar impávidos. Quem tem um pouco mais, tem de ajudar e doar a quem ficou sem nada ou quase. O poder político tem de estar no terreno, com certeza.

    O dinheiro destinado à Prefeitura daí tem de ser mais bem aproveitado, Sr. Alan Campos da Costa. Eu sou Portuguesa, estou bem longe, e um oceano nos separa. Me restam as palavras solidárias para com essa gente.

    Estive vendo teu vídeo, Rodrigo, e acho k foste bem claro e todo o mundo entendeu sua mensagem. Felizmente que os donativos estão chegando.

    Beijos e que tudo se vá resolvendo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, CEU

    Agradeço por seu apoio e solidariedade à nossa cidade, mesmo estando há quilômetros distante de Mangaratiba

    Realmente os donativos estão chegando e acredito que serão suficientes. Pena é que muitos moradores perderam seus bens nas enchentes, os quais precisarão batalhar muito para reportem o que se deteriorou ou danificou.

    Beijos e, desde já, ótima quarta-feira

    ResponderExcluir
  5. Solidariedade é o que mais falta neste país!
    Todos temos que ser solidários!
    Um abraço e que tudo se resolva por aí.

    ResponderExcluir
  6. Caro Prof. Adinalzir.

    Infelizmente, isso é umas das coisas que mais tem faltado. Já fomos uma nação mais solidária no passado. Hoje, porém, poucos estão se importando.

    Abraço e obrigado aí pela visita com comentários.

    ResponderExcluir