Foi publicada nesta semana a Lei Estadual n.º 9.174/2021, cujo projeto legislativo é do deputado Dionísio Lins (PP), a qual inclui no calendário do Estado do Rio de Janeiro o "CarnaRio – Carnaval fora de época", a ser comemorado anualmente no mês de julho.
Tal medida não se confunde com a excepcional transferência do Carnaval para o meio do ano devido a COVID-19, tratando-se, pois, da criação de um novo evento na agenda cultural do nosso decadente RJ e que, segundo o artigo 2º da norma, terá por finalidade "a estimulação do turismo, lazer e principalmente, o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços".
Posso ser passível de críticas na minha opinião, mas não acho que tal festa irá realmente alavancar a economia no estado. Muito pelo contrário, temo que iremos acumular mais aborrecimentos, problemas de insegurança, aglomerações e falta de incentivo ao trabalho. Até mesmo porque não serão apenas os desfiles na Sapucaí, no Centro do Rio de Janeiro, e, por certo, teremos eventos nas cidades do litoral e do interior sem a mesma arte das escolas de samba.
Por outro lado, o novo evento irá competir com as tradicionais festas caipiras que ocorrem nos meses de junho, julho e agosto, as quais deveriam ser resgatadas e incentivadas pelos órgãos de cultura e evento, tanto do governo estadual quanto das prefeituras. Inclusive porque temos no Rio de Janeiro e em outras cidades a presença marcante do imigrante nordestino com o seu animado forró que ajuda a esquentar as noites de inverno.
A meu ver, tudo tem a sua época de acontecer e a beleza cultural muitas vezes se manifesta é na pluralidade. Porém, agora que a lei já se encontra em vigor, a mesma terá que ser cumprida e o caminho deve ser uma melhor adaptação a ela, com os governantes zelando pela ordem e pela segurança das pessoas. Só não espero que inventem feriados ou recessos por conta disso pois nenhuma economia se desenvolve sem trabalho produtivo.
Vamos acompanhar!
OBS: Foto para divulgação extraída de https://www.campos24horas.com.br/noticia/calendario-oficial-do-estado-inclui-carnaval-fora-de-epoca-em-julho
Nenhum comentário:
Postar um comentário