Páginas

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Começando 2021 e a terceira década do século XXI...



Pois é, meus amigos. Hoje, dia 01/01/2021, inicia-se não só mais um ano como também uma década, com os seus 3.652 dias, considerando neste cálculo que 2024 e 2028 serão bissextos.


Mas o que pensar a respeito de um período tão longo?! Será que ainda estaremos vivos até 31/12/2030?!


Confesso que, mesmo se estivesse hoje com 80, 90 ou 100 anos de idade, não deixaria de planejar a minha próxima década de vida, ainda que fosse a última e não a completasse. Pois, como nunca conhecemos o nosso amanhã, devemos ter sempre um plano "B" nas mangas. Até porque existem umas poucas pessoas sobre a face da Terra que vivem mais do que 110 anos, não é mesmo?


Fato é que precisamos ser ao mesmo tempo previdentes, sem deixarmos de viver com intensidade o nosso momento como se fosse o último. E, em se tratando de pessoas jovens (ou de meia idade como já seria hoje para mim), em tese temos é muito chão pela frente, sendo que, no meu caso, faltam 21 anos, quatro meses e doze dias para poder me aposentar e ter uma pequena renda extra do INSS para ajudar nas futuras despesas pessoais durante o começo da minha terceira idade em 2041.


Todavia, não chegaremos a lugar algum nas nossas vidas, sem tomarmos as atitudes necessárias. Seja quanto às metas projetadas para 2030, 2025, 2022, ou ainda durante o curso do corrente ano.


Meditando acerca dos conselhos dos sábios, lembrei-me dessa interessante passagem bíblica que se acha no capítulo nono do livro de Eclesiastes:


"Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." (Ec 9:7-10; ACF)


Certamente que, neste em em outros conselhos, o "pregador" (termo como o autor da obra de refere a si mesmo) inspira atitudes que trazem resultados práticos para a vida como um todo a exemplo de contentar-nos com as conquistas presente, agirmos com integridade, curtirmos a vida em família com a esposa e aproveitarmos decisivamente as oportunidades para realizar os nossos projetos pessoais.


Deste modo, não restam dúvidas de que precisamos agir com foco, vontade e disposição a fim de que os objetivos sejam alcançados, o que ajuda a explicar o significado do fazer "conforme as tuas forças". E aí caberá sempre o uso equilibrado do discernimento acerca do momento, uma vez que "há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Ec 3:1).


Finalmente, ressalto sobre a importância de sermos sempre solidários em nossa caminhada, por mais que vivamos num mundo individualista e ingrato. Pois, em nossa semeadura, precisamos também investir em pessoas a nossa volta, o que significa também compartilhar um pouco dos nossos recursos, em certa medida, com o próximo.


"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas" (Ec 11:1-6)


Portanto, meus leitores, desejo a todos um feliz 2021 e que tenhamos atitudes sábias para sermos bem sucedidos na nossa caminhada de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário