Páginas

domingo, 30 de agosto de 2020

Registrar o momento, mas sem deixar de vivê-lo...




Essa foto um amigo meu tirou quando eu estava na região da Pedra do Urubu que é um parque natural aqui do Município de Mangaratiba, do qual se pode avistar o Centro cidade, vários bairros, um pedaço da Serra do Mar e a Baía de Sepetiba com algumas de suas ilhas e a Marambaia ao fundo. 


Não sei se eu estava fotografando aquela admirável paisagem (voltado para o lado de Ibicuí) ou se me achava lendo algum recado no celular. Porém, hoje ao rever a imagem, quando estava limpando o aparelho por causa do limite de espaço na memória, resolvi refletir a respeito do nosso comportamento. 


Não tenho nada contra as fotos pois se trata de uma atividade saudável. Só que, às vezes, perdemos o melhor do passeio quando ficamos tão preocupados em registrar o momento ao invés de vivermos com maior intensidade uma determinada ocasião. 


Igualmente, encontramos os nossos familiares numa visita e gastamos vários minutos produzindo imagens enquanto deixamos de ter uma conversa de qualidade com a pessoa querida. E acho até que a pandemia nos fez despertar para a importância dos encontros que antes desperdiçávamos.


Aí recordei da época em que comecei a fazer minhas habituais caminhadas em meio à natureza há pouco mais de 20 anos, quando saía para cada lugar incrível sem telefone e sem câmeras, mas era questionado depois pelos meus colegas de faculdade por que não tirava fotos desses belos cenários. Então, respondia que não havia de minha parte vontade alguma em perder a degustação de cada momento daqueles. 


Pois bem. Os tempos mudaram e os interesses também. Há cinco anos, comprei o meu primeiro smartphone (este que uso creio ser o quarto) e, desde então, tornou-se difícil eu sair à rua sem ele. 


Contudo, não nego que viver o momento seja bem mais satisfatório e significativo do que registrar o que de bom estamos experimentando. Ou melhor dizendo, as fotos precisam ser tratadas coisas secundárias para nós, ao invés de receberem tanta importância a ponto de nos subtraírem o que há de mais importante. 

















Ótima semana a todos e aproveitem o melhor da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário