Fui hoje (20/07) ao Hospital Municipal de Mangaratiba Victor de Souza Breves e fazer o meu teste a fim de saber se fui ou não infectado pelo coronavírus já que, entre o final de junho e começo de julho do corrente ano, tive os sintomas da COVID-19, apesar do exame anterior haver dado negativo, conforme havia informado na postagem Deu negativo, mas..., de 04/07. Na oportunidade levei Núbia comigo pois a esposa também chegou a apresentar sintomas bem parecidos com o meu não muito depois de eu ter ficado doente.
Para a minha surpresa, não tinha o teste rápido de COVID no local, sendo que o serviço em questão não é disponibilizado nas demais unidades de saúde do Município, a exemplo dos distritos.
Contudo, ainda assim, insisti. Disse até que entraria até na Justiça por causa da inicial recusa em realizarem o teste e consegui que fizessem o Swab, que é aquele do "cotonete". Confesso que incomodou um pouco, mas acredito que valerá a pena porque a certeza dignóstica é muito mais precisa e detalhada do que o teste rápido que nem estava disponível.
Agora vamos aguardar o resultado para descobrirmos se tivemos ou não esse "bicho". E, se for o caso do exame dar positivo, poderemos então confirmar se já possuímos os anticorpos contra o vírus e que não transmitiríamos mais a doença para ninguém.
Infelizmente, muita gente acaba aceitando a resposta negativa da Prefeitura sobre "não haver testes no momento" e acaba voltando conformado para casa. Só que, se não lutarmos pelo nosso direito à saúde, o que é previsto no artigo 196 da Constituição, seremos sempre vítimas dos descasos cometidos pelos governantes.
Sendo assim, meus amigos, apesar de não ser médico, sugiro a todos que estão passando pelo mesmo problema para que insistam em conseguir fazer o Swab. Afinal, trata-se de um Direito nosso sermos suficientemente diagnosticados e, deste modo, voltarmos com segurança ao trabalho e às demais atividades da vida diária.
Ótimo final de segunda-feira a todos e um feliz Dia do Amigo!
Fiquei muito feliz em saber que você e a esposa se encontram bem!
ResponderExcluirTemos que fazer valer os nossos direitos. Afinal está na Constituição e nem todos sabem.
Uma excelente noite e um feliz Dia do Amigo!
Boa tarde, meu amigo!
ExcluirFelizmente, estamos bem melhores.
Sem dúvida, é preciso lutar pelo direito à saúde que, neste país, muitas das vezes constam só nas leis...
Forte abraço e ótima terça-feira!