Na tarde desta sexta-feira, deparei-me com uma notícia na internet que considerei um verdadeiro absurdo. Um amigo meu havia compartilhado a seguinte postagem, feita originalmente na data de 09/03/2022, no sítio de relacionamentos Facebook, com o seguinte teor:
"Quadros da artista Elis Pinto censurados ontem na exposição promovida pela prefeitura de Nova Friburgo em homenagem ao dia das mulheres. Inaceitável!" - https://www.facebook.com/liaccaldas/posts/5380674121942610
Morei na formosa cidade de Nova Friburgo de 1999 até 2011, saindo de lá justamente no ano em que houve aquela tragédia climática com centenas de mortos e desaparecidos, pior do que a enchente deste ano em Petrópolis. Depois, fiquei uns meses no Rio e então fixei minha residência em Mangaratiba, mais precisamente em Muriqui, uma localidade praiana. Durante esse tempo, vários prefeitos se sucederam pela belíssima localidade serrana e, à distância, apenas fui acompanhando a política de lá, às vezes interagindo com alguns amigos atuantes em relação às eleições municipais, e, geralmente, trocando ideias com alguns deles que pretendiam vir como candidatos ou apoiar alguém.
Pois bem. No mandato passado, fiquei sabendo que o prefeito que estava no cargo ia mal nos seus trabalhos, com poucas chances de reeleição. E, no pleito de 2020, a disputa pela cadeira número um da cidade pulverizou com mais de 15 chapas tal como foi também por aqui num dos municípios da Costa Verde, mais precisamente em Itaguaí.
Esperava que, dessa vez, ganharia alguém de esquerda em Nova Friburgo, porém quem venceu um jovem conservador do partido do Crivella, o qual mal me recordo de haver conhecido quando ainda morava lá (devemos ter uma diferença de uns 10 anos de idade). Ao assumir o cargo, desejei que ele tivesse sucesso e me admirei positivamente quando soube pela internet que o mesmo estava dando um choque de gestão, limpando ruas e atendendo com celeridade às reivindicações dos moradores logo nos primeiros dias em seu cargo.
No entanto, agora me deparo com essa triste notícia de haver a Prefeitura de Nova Friburgo censurado uma exposição artística e, sinceramente, fiquei perplexo. Pois mesmo sem conhecer suficientemente o atual prefeito de lá, considerei um absurdo o mesmo ter esse tipo de posicionamento moralista. Isto porque é algo que não cabe mais nos dias de hoje e acho que, nem na minha época de criança, já no fim do regime militar, a censura da época da abertura democrática não proibia mais a manifestação artística como tinha sido nos tenebrosos tempos do AI-5.
Lamento que gestores da atualidade, eleitos pela população que um dia depositou neles sua confiança, estejam perdendo tempo em reprimir a cultura quando, na verdade, deveriam estar mais focados nos cuidados com a saúde, a educação, o meio ambiente, o trânsito, os transportes, o desenvolvimento econômico local, a assistência aos mais pobres e o urbanismo.
Assim sendo, sem querer tomar parte na política de uma cidade onde não tenho mais o vínculo de residência, desejo que o seu jovem alcaide não se afaste do bom senso e repense sua conduta. Do contrário, como tem acontecido com a maioria dos políticos de hoje, corre-se o risco de vir a ser esquecido pelo desempenho de um mandato sem realizações que de fato interessam à coletividade.
Ótimo final de semana a todos!
OBS: Foto e citação de Lia Caldas em https://www.facebook.com/liaccaldas/posts/5380674121942610
Boa noite, Rodrigo!
ResponderExcluirTudo bem com vc e Núbia? Por aqui, uma grande preocupação com a guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Quadros censurados? Mas isso é retrocesso escandaloso e nós já estamos em 2022. No Dia Internacional da Mulher, conclui-se que a mão de macho ainda manda mais que a mão feminina. Incrível e repugnante. É preciso mudar mentalidades.
Beijos para ambos e saúde.
Oi, CEU
ExcluirComo vai?
Infelizmente, temos visto por aqui dias de retrocesso como há décadas não havia. Porém, essa dialética faz parte da marcha histórica.
Realmente a guerra na Ucrânia preocupa pois tem causado uma crise humanitária. Acho pouco provável que se torne uma terceira guerra mundial, porém é provável que parte do território do país seja anexado pela Rússia e lhes seja imposta a neutralidade. Mas, infelizmente, isso com muita destruição da estrutura do país e perda de vidas civis.
Espero que um dia Putin seja deposto e julgado por seu próprio povo e a soberania devolvida aos ucranianos.
Retroceder é próprio de caranguejo, Rodrigo.
ExcluirTambém penso como você. Acho pouco provável que esse conflito dê origem a uma terceira guerra mundial, mas enquanto isso vão morrendo muitos ucranianos.
Putin quer, penso eu, fazer da Rússia a URSS. Putin quer poder, mas será o último dos czares.
Há novo post por lá. Quando te for possível, apareça, tá? Obrigada!
Saúde e tudo de bom.
Oi, CEU. Creio que para alguns russos o desejo de ter aquele imenso território da ex-URSS ainda exista apesar de uma parte considerável da opinião pública estar contra o presidente. Obrigado pelo convite. Vou visitar seu blogue. Ótima semana!
Excluir