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quarta-feira, 7 de junho de 2017

A importância das rampas de escape para as rodovias brasileiras




Muita gente nada conhece a respeito da importância das rampas de escape, muito embora elas sejam estruturas essenciais para a segurança nas nossas vias públicas. Principalmente nos trechos de descida! Quem já residiu, ou ao menos dirigiu num país de primeiro mundo quando esteve a passeio, sabe do que estou falando.

Moro numa localidade balneária no litoral sul-fluminense cujo acesso principal é feito a partir de uma ladeira íngreme que vai da rodovia BR-101 até o Departamento de Polícia Ostensiva (DPO) local. Porém, é muito frequente a ocorrência de acidentes ali e, no mês passado, mais precisamente em 22/05, uma carreta transportando tijolos, por ter perdido o freio, veio a tombar esparramando a carga pela pista. Felizmente, não houve vítimas, mas algo pior teria acontecido.

Entretanto, situações assim poderiam ser evitados se, em trechos como esses já contassem com um rampa de escape como certeiramente propõe o nosso vereador Helder Rangel (PSDB) através da Indicação de n.º 391/17, aprovada na sessão do dia 30/05 na Câmara Municipal de Mangaratiba. De acordo com o texto de justificativa apresentado pelo edil, 

"o local indicado possui diversos registros de acidentes de trânsito devido à declividade da pista e uma curva fechada no final, uma rampa de escape torna-se algo recomendado visto que pode ser usada para permitir uma parada com segurança aos veículos fora de controle sem causar danos aos motoristas e passageiros que compartilham a via."

Para que se possa compreender melhor o que estou defendendo, eis que as rampas de escape são, na verdade, construções feitas às margens das rodovias para caminhões e ônibus que não conseguem parar, caso não consigam frear quando estão descendo. Logo, a solução nessas horas para reduzir a velocidade de um veículo desgovernado pode a ser o motorista entrar numa subida, a exemplo de alguma rua lateral, ou o uso de áreas abertas e vazias, sendo que as rampas de escape (muitas das vezes construídas em forma ascendente) são rotas de fuga que possuem um leito longo e largo com pedregulho, areia ou cascalho, tratando-se de materiais soltos e leves para atolar e diminuir a velocidade. 

Apesar de todos esses benefícios, fato é que, segundo uma matéria mais ou menos recente do portal de notícias G1, mais precisamente sobre a edição do dia 09/06/2015 do Jornal Hojesó duas rodovias do Brasil possuiriam rampas de escape! Informa a reportagem que, "além da Via Anchieta, em São Paulo, outra foi inaugurada na BR-376, no Paraná" (clique AQUI para ler). Ou seja, o nosso país está muito atrasado nas questões envolvendo a segurança no trânsito.


Seja como for, tendo em vista o valor impagável da vida humana, considero válido informar à sociedade sobre esse recurso de engenharia nas estradas e demais vias em nosso país a fim de que cada cidadão antenado possa cobrar providências de seus representantes. E propostas nesse sentido sempre serão válidas tal como reivindicou o mencionado vereador mangaratibense em relação ao prefeito da cidade quanto ao acesso do Distrito de Muriqui onde moro.


OBS: Imagens acima extraídas, respectivamente do Blog do Caminhoneiro e do portal do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região, sendo desconhecidos os créditos autorais de ambas as fotos.

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