Hoje, 23 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial da Liberdade. Para quem não sabe, trata-se de uma data escolhida pela ONU e proclamada pela Unesco.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
Já o Artigo 2.º refere que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”
A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.
Embora dentre os direitos fundamentais a vida seja colocada em primeiro lugar numa hierarquia de valores, indaga-se do que importa viver e não ser livre?!
Por fim, faço a consideração sobre o quanto direitos sociais são importantes para que haja o exercício da liberdade por reduzir os fatores condicionantes do ser humano, embora a vontade e a determinação de cada um seja fundamental.
Uma excelente quinta-feira a tod@s!
Nenhum comentário:
Postar um comentário