Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Feliz Natal e amanhã também!


Monumento aos Reis Magos em Angra dos Reis


Hoje, 6 de janeiro (primeira segunda-feira de 2025), tradicionalmente considerado Dia de Reis, em homenagem aos magos do Oriente que vieram presentear o menino Jesus, ainda é considerado Natal para quem não sabe (ou se esqueceu). Ou seja, ainda há tempo de dar seu presente para alguém. 

Todavia, o Natal não é só presentes, embora tais ofertas fizeram parte do início da vida terrena de Jesus, sendo não  somente atos de amor, reverência e adoração, como símbolos do que representou a sua vinda ao mundo. Tentem refletir sobre o que pode significar ouro, incenso e mirra.

Pelo que conhecemos acerca de Jesus, através dos evangelhos, ele nunca exigiu receber nada, nem mesmo o simples reconhecimento, mas sempre valorizou qualquer coisa que fizessem por ele. Inclusive a extravagância da ousada mulher que derramou sobre seu corpo um precioso perfume, assim como percebeu a atitude do leproso samaritano quando retornou para agradecer a cura, ou o homem chamado Simão que teria lhe ajudado a carregar a cruz, neste caso difícil ou impossível dizer algo ao cirineu num momento de tão grande sofrimento.

Hoje, se algo queremos fazer por Jesus, realizemos então pelo nosso próximo! Sejamos generosos com aqueles que passam por necessidades e nunca nos esqueçamos também dos que estão conosco na caminhada diária porque devem ser reconhecidos e honrados.

Quem sabe esse seu próximo não será aquela pessoa que lhe dá forças nas horas mais difíceis? O seu professor? Seu colega de trabalho? Um amigo? Um orientador espiritual?

Fato é que os (reis?) magos presentearam não só uma criancinha de colo como também podem ter ajudado uma pobre família a se manter num auto-exílio no exterior, enquanto um governante maligno queria matar indefesos. 

Será que José não usou daquele recurso em sua viagem ao Egito, no pagamento do aluguel de uma casa, na compra de alimentos roupas e dos primeiros utensílios domésticos?!

Curiosamente, hoje é também o 523° aniversário da cidade vizinha de Angra dos Reis, a qual foi "descoberta" pelos portugueses justamente no dia 6 de janeiro de 1502, através da expedição portuguesa comandada por Gonçalo Coelho. Por ocasião da data, batizaram a linda baía da Ilha Grande em homenagem à visita dos magos ao menino Jesus que, conforme a tradição cristã, seriam três reis vindos do Oriente. 

Algumas décadas depois da expedição portuguesa, o povoado ali formado que, já no século seguinte, foi elevado à categoria de vila, teria inicialmente recebido o nome de Vila dos Três Santos Reis, depois Vila de Angra dos Reis e, finalmente, Angra dos Reis. Claro que toda aquela terra já era possuída pelos tupinambás, povo que habitava toda a região da Costa Verde, inclusive aqui em Mangaratiba, o que, talvez, venha a sugerir mais um outro nome ao Município que poderia ser, quem sabe, a Angra do Cunhambebe, o qual foi o cacique líder da resistência ao colonizador.

De qualquer forma, a homenagem aos magos, os quais não sei se realmente seriam apenas três ou se reinavam em algum país, pode e deve coexistir com todas as homenagens devidas. Por isso, acho bem oportuno recordar deles e lembrarmos que hoje também é Natal.

Justamente porque o Natal não acabou, quero ainda reforçar a ideia para nós culturalmente cristãos (crentes ou não) que o significado do nascimento de Jesus nunca tem fim. O próprio Mestre, quando ascendeu aos céus, prometeu estar todos os dias com os seus discípulos sendo que nós o tornamos presente em nosso cotidiano quando entendemos a sua mensagem de amor e a praticamos.

Portanto, bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme o fuso horário em que se encontra, e tenha sempre um feliz Natal.


📷: Autor desconhecido / Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário