Páginas

domingo, 21 de abril de 2019

O segundo feriado do dia...



Nem todo mundo sabe, mas o feriado de Tiradentes, comemorado em 21/04, foi estabelecido pela Lei Federal n.º 4.897/1965, durante o governo do presidente Castelo Branco, quase vinte meses depois da implantação do regime militar no Brasil. 

Trata-se de uma justa homenagem ao herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, o qual foi executado neste dia em 1792. E, segundo o próprio texto legal, as Forças Armadas, os estabelecimentos de ensino, as repartições públicas e de economia mista, as sociedades anônimas em que o Poder Público for acionista e as empresas concessionárias de serviços públicos, com a presença de seus servidores, deverão celebrar as comemorações em memória do homem que é considerado "Patrono da Nação Brasileira":

"Esta manifestação do povo e do Govêrno da República em homenagem ao Patrono da Nação Brasileira visa evidenciar que a sentença condenatória de Joaquim José da Silva Xavier não é labéu que lhe infame a memória, pois é reconhecida e proclamada oficialmente pelos seus concidadãos, como o mais alto título de glorificação do nosso maior compatriota de todos os tempos." (Art. 3º da Lei)

Ora, devido a essa origem histórica revolucionária e que buscou rever os fatos do passado (durante cerca de cem anos Tiradentes e foi visto como um subversivo até ser proclamada a República), surgiu entre nós a tradição de realizar protestos políticos no 21 de abril, conforme temos visto nas últimas décadas. Aliás, no ano passado, houve manifestações em Ouro Preto (MG) e em Curitiba (PR) pedindo a liberdade do ex-presidente Lula.


Em 2019, devido à coincidência da data com o Domingo de Páscoa, o momento acaba se tornando inoportuno para manifestações de rua já que as pessoas iriam se furtar à convivência familiar e religiosa. Porém, para quem está ansioso pra colocar a boca no trombone, aguenta firme aí porque o 1° de Maio está bem próximo e vai cair numa quarta-feira, quando milhares e milhares de trabalhadores sairão em passeata contra essa reforma da Previdência de Jair Bolsonaro. 

Aguardemos a outra semana!

5 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Conheço, satisfatoriamente, a história do "Tiradentes". Há k aguardar, como você bem escreveu, até ao 1º de maio, Dia do Trabalhador, para reivindicar e agitar quem está no governo.

    Espero k a vossa Páscoa tenha sido de amor e verdade e que continue, que é o mais importante.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CEU. Obrigado pela visita e comentários.

      Realmente de agora em diante o país deverá ter algumas movimentações até o final de algumas pautas no Legislativo. Natural...

      Minha Páscoa foi tranquila, felizmente.

      Beijos e ótimo final de semana

      Excluir
  2. Um belo resgate da história do revolucionário Tiradentes.
    Que venha o 1º de maio com os protestos dos trabalhadores!
    Uma excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Prof. Adinalzir. Maia uma vez agradeço por participar.

      Também torço por um 1° de Maio com muitas manifestações pacíficas e inteligentes pelo país.

      Forte abraço e um excelente final de semana

      Excluir
  3. Olá, meu nome é Leonor João. Eu venho de Sluis, mas me mudei para o Waterton Lakes National Park, no Canadá, com meu marido. as palavras não podem explicar como estou animado agora, graças a Drigbinovia por ter consertado meu casamento desfeito, meu marido me deixou e nossos filhos para outra mulher. Nós nos casamos por sete anos e durante nosso casamento tivemos uma briga dura, uma manhã fiel me disse que eu quero um divórcio comigo, então eu tento o meu melhor para ele, mas ele é que eu não quero ver que eu vivo em Austrália agora com outra mulher. e ele tornou todas as comunicações inválidas. Eu ensinei que minha vida tinha acabado e meus filhos nunca mais viram o pai deles. Eu tentei ser forte para meus filhos, mas não consegui controlar a dor que atormentava meu coração. Eu fui consumido por sete anos porque eu realmente o amava. E penso nisso todos os dias e noites, e gostaria de tê-lo de volta na minha vida. Eu estava literalmente enlouquecendo e precisava de intervenção divina. Eu contei todos os meus problemas aos meus amigos que têm desafios semelhantes em sua vida de casados. Mas ela me levou para um homem muito poderoso chamado DrIgbinovia. Ela disse que ele era a única razão para ela ser feliz, então eu decidi colocá-lo no dia seguinte e gostaria de lhe enviar uma massagem. Eu fiz um feitiço de amor para mim, para minha surpresa, meu marido me ligou pela primeira vez nas últimas semanas. E ele me disse que sente tanto a nossa falta quanto as crianças. Fiquei tão surpresa que meu coração estava cheio de alegria e excitação. Pedi desculpas pelo erro e pedi desculpas pela dor que causei. Então ele voltou para casa com muito amor e alegria de volta para nós e, a partir daquele dia, nosso casamento agora está mais forte do que antes. Graças a Drigbinovia ele é um homem muito poderoso, então decidi contar minha história para qualquer homem ou mulher que esteja passando pela mesma dor. Eu quero que você saiba que existe uma solução. Drigbinovia é a solução, um mágico real e poderoso que orou para ajudar mulheres e crianças a ajudar em seu tempo doloroso. E também tem um feitiço para curar o HIV, câncer, etc. ou WhatsApp em +2348144480786 BOA SORTE

    ResponderExcluir