Páginas

domingo, 18 de novembro de 2018

Prestigiando um grande evento musical aqui em Mangaratiba



Não é todo fim de semana que uma cidade de seus 40 mil habitantes recebe um evento como o que eu e Núbia assistimos na data de ontem (17/11) no Centro de Mangaratiba. Pois, pela primeira vez, recebemos aqui no Município a tradicional Orquestra Sinfônica Brasileira, a qual alegrou a nossa noite, promovendo uma overdose de cultura em nosso meio.

Saímos de casa no final da tarde e fomos caminhando até à rodovia Governador Mário Covas (Rio-Santos) a fim de pegar a condução para não nos atrasarmos já que os transportes de Muriqui para a sede do Município não costumam funcionar adequadamente. Ainda mais num feriadão como esse com os balneários lotados de turistas. Por isso, tem momentos que prefiro andar cerca de um quilômetro até à estrada para pegar o ônibus do que ficar indefinidamente aguardando o coletivo no ponto.

Chegando ao Centro, como ainda faltava uma hora para o evento, deu tempo de curtirmos mais uma versão do Beco Livre que, dessa vez, não estava rolando nas proximidades do Museu Municipal, ao lado do encantador Beco da Poesia. Porém, as barracas foram todas armadas na Praça Robert Simões já que, em razão da apresentação da orquestra, o movimento de pessoas iria convergir para o palco armado em frente.






O concerto estava marcado para às 19:30 hs. Só que, como as coisas no Brasil não costumam começar no horário exato, a apresentação acabou rolando um pouco mais tarde e foi precedida por uma banda de fanfarra dos alunos de uma escola municipal.

Pode-se dizer que o comparecimento da população foi maciça e, como escreveu um amigo no seu Facebook, essa presença do público "ratifica que Mangaratiba também tem fome de diversão, cultura e arte". Inclusive, conforme outro internauta bem postou nas redes sociais, tendo o seu comentário reproduzido na edição de hoje do portal Notícias de Itacuruçá,

"Nunca, em toda a história do município, Mangaratiba acolheu um evento musical dessa magnitude. Do clássico ao erudito, flertando com a MPB e incluindo o talento dos compositores locais, fomos brindados com um concerto musical digno dos maiores Teatros Municipais de qualquer cidade do mundo. Nunca vi um público tão grande, nem nos antigos e tradicionais carnavais, quanto o dessa noite memorável. Muito obrigado Cida Angelo pelo seu hercúleo empenho em se colocar como interlocutora e intermediária entre a OSB e o nosso município. O concerto e o seu nome entraram para a história de Mangaratiba. Mais uma vez muito obrigado em nome de todos os músicos e equipe técnica envolvidos e em nome de cada pessoa que esteve presente, de Itacuruçá, Muriqui, Praia do Saco e centro. P. S. Lamentei profundamente a não execução da música Mangaratiba, de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. No mais, uma noite brilhante! Quem não veio, pode se arrepender, porque perdeu o maior espetáculo musical de todos os tempos!"(Luciano Hefner)

Concordo plenamente com as palavras acima. Pois realmente foi um grande evento para a cidade e que poderá ficar registrado na História tal como foi, por exemplo, o MANGARATIBA JAZZ & BLUES FESTIVAL, ocorrido há pouco mais de três anos na praia de Muriqui acerca do qual escrevi na postagem de 22/10/2015 (clique AQUI para ler). Só que, naquela ocasião, choveu intensamente durante os três dias de apresentação do evento enquanto que, na data de ontem, São Pedro resolveu nos dar uma ajuda.

Certamente que, se a cidade oferecer mais vezes oportunidades como essa para o público poder apreciar obras musicais como as de Beethoven, Tchaikovsky, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe, Ari Barroso, Tom Jobim, dentre outros, poderemos atrair para a região um turismo de qualidade com um comportamento bem diferente daquilo que assistimos todos os verões nos nossos mais frequentados balneários. E aí, como a praia do Centro não recebe os bagunceiros da alta temporada (talvez por ser pequena e imprópria para o banho), o ambiente social ali se torna mais agradável para um visitante educado poder desfrutar.




Com o novo prefeito, Alan Bombeiro (PSDB), assumindo o comando da cidade a partir do dia 20/11 (próxima terça-feira), creio que teremos uma oportunidade de desenvolver o turismo em Mangaratiba, desde que governo e sociedade cooperem esforçadamente nesse sentido. Inclusive no que se refere à realização das propostas de campanha eleitoral para a cultura, as quais considero excelentes:

"Promover eventos culturais que resgatem a tradição local, segundo o calendário anual ordinário de festejos cíclicos, como Festas Juninas, Folia de Reis, Dia da Consciência Negra, além de participar da criação de um calendário próprio anual, de acordo com a identidade do município, junto às demais secretarias.

Propor parcerias com eventos artísticos e culturais de iniciativa popular e incentivá-los, como o Beco Livre, o Dia da Consciência Negra na Marambaia, o Coro de Coreto, Ocupa Coreto e tantos outros gratuitos para a população.

Restaurar prédios culturais sob a administração da Fundação Mário Peixoto, assim como desapropriar outros de comprovado valor histórico para a criação da Escola de Música e Dança Municipal, da Casa do Artesão, dos Cines Jannuzzi, Itacuruçá e Mic-Mec e do Café-Teatro Mangaratiba.

Criar um centro cultural ou lona em cada distrito que não possuir um, respeitando suas identidades, em prédios que abriguem pequeno palco técnico para shows musicais, peças teatrais, salas de exposição, assim como aulas frequentes de diversas linguagens artísticas.

Modernizar a biblioteca pública existente no Centro de Mangaratiba, revitalizar as de cada distrito e criar uma nos que não possuem em parceria com a Secretaria de Educação e de Ciência e Tecnologia, oferecendo novas mídias, acesso à internet e vasto acervo bibliográfico e iconográfico.

Ajustar o Centro Ferroviário de Cultura de Itacuruçá, na antiga estação de trem, para que também funcione como Arquivo Histórico-Cultural de Mangaratiba, que terá a função de guardar fotos e documentos relativos à arte e à cultura do município, assim como promover exposições deste material.

Restaurar o Beco da Poesia do Centro de Mangaratiba e criar outros nos distritos, tornando locais de utilização obscura em iluminados e de utilização cultural, assim como grafitar com desenhos gigantes de artistas locais espaços públicos, tornando-os mais belos.

Promover a criação virtual do Museu da Pessoa de Mangaratiba com depoimentos gravados e fotos da história dos moradores, o que, paralelamente, eternizará a história da cidade através da oralidade dos habitantes da terra, a cargo do Arquivo Histórico-Cultural de Mangaratiba.

Restaurar o Parque das Ruínas do Saco de Mangaratiba e criar o Parque das Ruínas do Sahy, Implantando a fiscalização sistêmica com auxílio da Guarda Municipal para a sua efetiva preservação e visitação turística, incluindo também os demais pontos históricos da antiga Estrada Imperial do Centro de Mangaratiba até a Serra do Piloto.

Reativar e promover a antiga Fábrica de Banana, comprovado bem patrimonial do município e estimular o resgate e a produção artesanal de outros produtos com identidade local.

Acolher e administrar a Orquestra Municipal de Mangaratiba.

Reeditar, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, o jornal Mangaratiba & Cultura, com artigos sobre arte, cultura e identidade, além de reportagens divulgando a programação artística e cultural bimestral do município.

Revitalizar as estantes de livros para empréstimo espalhadas pelos distritos e mantê-las sempre arrumadas e atualizadas.

Difundir e tornar itinerante a Nossa Feira de Mangaratiba, um dia em cada distrito, com shows musicais, barracas padronizadas de produtos agrícolas orgânicos e de produção caseira, artesanato local, lanches e antiguidades.

Revitalizar eventos artísticos e culturais mensais de gestões anteriores de grande aceitação e apelo popular, como o Cachaça Poética, Praião (exibição de filmes infantis ao ar livre nas praias de Mangaratiba), Sambão nas Ruínas, Concertos Eruditos ao Piano, Natal na Praça, entre outros."

Na expectativa de dias melhores, embora com os dois pés no chão e consciente que as mudanças não acontecem do dia para noite, desejo a todos uma excelente semana, torcendo sempre pelo melhor para a cidade onde vivemos.


Viva Mangaratiba!

4 comentários:

  1. Apesar de uma ótima matéria, não acho justo não ser mencionado o nome de pessoas q foram fundamentais para realizarmos o evento. Secretária MÔNICA PASSOS entre muitos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ronaldo.

      Neste aspecto, realmente a postagem ficou incompleta por nao passar a totalidade dos detalhes da organização do evento. Porém, peço que leve em consideração o fato deste simples blogueiro não ter todas as informações sobre o concerto além do que foi obseeobsee pesquisado, sem pretender redigir uma matéria de cunho jornalístico.

      Todavia, reconheço que a realização do evento se deu em parte pelo esforço de integrantes do atual governo interino do Município, dentre os quais a ilustre secretária municipal de educação que citou.

      Um abraço e obrigado pela visita ao blogue.

      Excluir
  2. Parabéns para todos aí em Mangaratiba pela realização de tão importante evento!
    E que o turismo seja amplamente implementado nesse novo governo.
    Um forte abraço e um excelente final de noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu amigo. Realmente a cidade precisa de mais eventos assim. Torço pra que tudo corra bem no novo governo.

      Excluir