Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Uma primavera ainda bem suportável



Já começou novembro e vamos em frente. Faltam exatos 50 dias para o Natal e menos do que isso para o início do verão. Porém, graças às frequentes precipitações, as temperaturas ainda estão agradáveis.

Quanto à época, eu diria que não há nada de anormal pois as últimas semanas da estação primaveril são mesmo chuvosas. Estas costumam ser menos intensas do que as de verão, embora com uma durabilidade maior no decorrer do dia.

Assim sendo, o feriado de Finados aqui não fugiu à regra, o qual passamos a maior parte do tempo descansando e conversando em casa. Porém, aproveitamos para dar uma saída brevemente pela rua e almoçamos na praça principal do Distrito. No restaurante self-service, não resisti a um dos meus pratos carnívoros prediletos que é costela bovina com batata (ou aipim) e agrião.

De noite, temos dormido com uma ou duas mantas, dependendo do ambiente. Em outubro, cheguei a puxar também o cobertor por alguns dias, sendo que vez ou outra ligo o ventilador. Meus banhos ainda são com o chuveiro ligado no "quente" e, em outras ocasiões, no "morno", apesar de ter um dia desses encarado a água fria. Porém, isto foi quando a temperatura estava um pouco quente (acho que foi sábado, dia 03/11).

As frutas já não são as mesmas do inverno. Ao invés de ponkan ou tangerinas, começam a aparecer mangas, jabuticabas, pêssegos, melancias e abacaxis. Mas dá para se encontrar facilmente as laranjas que suprem muito bem a necessidade que temos de vitamina C. 

Mesmo não fazendo ainda aquele calorão, curto tomar um sorvete nesta época. Aliás, o ano inteiro! Hoje mesmo, eu e Núbia saboreamos em casa um potão sabor frutas vermelhas que estava uma delícia. Porém, no final de semana, aproveitando um momento de calor, fomos até à padaria da rua curtir os tradicionais chocolate e morango da marca Jundiá, os quais chegam a ser até mais gostosos do que os produtos da Kibon (além de um pouco mais baratos).


Apesar das eleições terem acabado, a política não pára. Continuo acompanhando os fatos e atento ao que acontece na formação dos novos governos federal e estadual, sem o mínimo interesse de fazer parte deles. A cada notícia sobre Bolsonaro e Witzel, sinto-me cada vez mais assustado com o que vem por aí.

Todavia, deixarei para comentar sobre os políticos eleitos numa outra postagem para não causar má digestão após haver escrito sobre coisas tão deliciosas como frutas e sorvetes. E, por isso, pra não dizer que não falei das flores, título da canção de Geraldo Vandré que foi composta há 50 anos atrás, deixo-lhes uma imagem mais de perto de uma das plantas silvestres que têm embelezado o meu jardim e que corresponde à espécie da foto inicial.


Como publiquei mais cedo no sítio de relacionamentos Facebook, pouco antes de tomar o sorvete com a Núbia, desejo que o nosso interior seja sempre florido. 

Ótimo fim de noite, meus amigos! 

8 comentários:

  1. Prezado amigo

    Sua postagens são sempre para mim como uma luz no firmamento. Firmamento esse que mesmo nessa estação primaveril. Ainda não conseguiu iluminar o lado negro da política. São tantos Bozos e tanto juizecos, que tais assuntos chegam a me dar nojo. Concordo plenamente com você. É bem melhor ficarmos com os sorvetes e flores. Uma excelente noite para você também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu amigo...

      As flores e os sorvetes, nesse momento, ainda nos consolam. Confesso que esse governador eleito está me decepcionando com certas posições assumidas após a campanha. Quando o conheci pessoalmente, no Iate Clube Muriqui, ele me pareceu um democrata defensor do Estado de Direito, ainda que já demonstrasse um lado conservador. Porém, não sei se recebeu influência do Bolsonaro, no curso da campanha, acabou com portando-se com uma postura estranha. Fiquei na dúvida desde que o vi num vídeo participando de uma aula de tiro. Dali ele começou a crescer, colou no Bolsonaro e teve aquela votação surpreendente no primeiro turno. Depois de eleito começou a defender ideias que não consegui ver com tanta ênfase na época da campanha. Acho que a preocupação dele deveria estar sendo com as finanças do Rio que estão muito ruins como bem comentou por esses dias nas redes sociais o deputado Luiz Paulo.

      Bom descanso e ótima terça-feira pro amigo.

      Excluir
  2. Aproveitem... Por cá já temos o frio e a chuva. Mas diga-se, fazia falta! rsrs

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que chegamos ao final do período quente ja saturados do calor e assim também nos sentimos quando termina o frio.

      Excluir
  3. Boas. Em Portugal estamos em pleno Outono. Muita chuva, muito vento, algum frio

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Nuno! Acho o outono uma das melhores épocas. E, quando visitei seu país numa única vez, foi durante essa estação. Mais precisamente em outubro de 1997.

      Abraços.

      Excluir