Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2025

O terceiro satélite de Júpiter



Há exatos 133 anos, mais precisamente em 9 de setembro de 1892, Amalteia, a terceira lua de Júpiter era descoberta pelo astrônomo americano Edward Emerson Barnard (1857 - 1923), usando o telescópio refrator de 36 polegadas (91 cm) do observatório Lick, Califórnia. 

Importante destacar que Amalteia tem a particularidade de ter sido a última lua descoberta visualmente através de um telescópio, tendo em vista que todas as seguintes descobertas de satélites foram realizadas através de sondas espaciais ou de fotografias. 

Além disso, Amalteia foi o primeiro satélite de Júpiter descoberto depois que, em 1610, Galileu Galilei descobriu os quatro satélites galileanos, e, por isso, recebeu também o nome de Júpiter V, segundo a numeração romana.

Cerca de um século depois, a sonda espacial Galileu fez interessantes imagens de Amalteia, descobrindo detalhes sobre sua forma irregular e cor avermelhada.


OBS: Imagens da NASA tomadas pela sonda espacial Galileu, em 1997, nas quais podemos observar a forma (irregular) de Amalteia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário