Estou tirando as primeiras horas da tarde deste domingo para ler o livro A Freguesia de Mangaratiba na Independência do Brasil, de autoria da historiadora Mirian Bondim, que trás esclarecedoras informações sobre Mangaratiba no episódio da emancipação política do nosso país e a relação da futura cidade com os municípios produtores de café e de alimentos no médio Paraíba.
Muito importante sabermos sobre o passado de apoio da elite regional ruralista do Sudeste brasileiro ao movimento de Independência de D. Pedro I, assim como as tristes páginas da exploração da mão-de-obra escrava, do massacre dos tupinambás nos séculos XVI e XVII e da expulsão dos tupiniquins, cerca de 200 anos depois, no antigo aldeamento que havia no arraial de Nossa Senhora da Guia.
Enfim, uma leitura imperdível para quem deseja compreender um pouco das relações sociais que até hoje se perpetuam de outras formas no nosso presente. Principalmente para moradores da cidade e pessoas que pesquisam sobre a região.
Numa época onde a internet domina o cotidiano das atuais gerações, é fundamental reservarmos uma parcela do nosso tempo para uma leitura instrutiva.
Ótima semana a todas e todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário