Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Então é Natal?!

 



Nesse ano de 2022, por causa dos efeitos de uma das eleições mais disputadas na história brasileira e dos tardios jogos da Copa no Catar, estamos vivenciando menos o tradicional período natalino. Muitas vezes algumas pessoas se surpreendem quando observam que, sem ser o próximo final de semana, o outro, as famílias já estarão reunidas para, em tese, celebrar o nascimento de Jesus sendo que, dessa vez, a pandemia se encontra mais controlada. 


Não sei como andam as vendas no comércio, porém, quando caminho pelas ruas, realmente sinto como se estivesse em outro mês e não em dezembro. Muitos estão pagando suas dívidas com o 13° e, nessa mesma semana, uma servidora pública daqui de Mangaratiba manifestou suas fundadas inquietações se receberá em dia da Prefeitura até o dia 20 para poder comprar os elementos da Ceia...


Pois bem. Fato é que não podemos nos esquecer do aniversariante da simbólica data de 25/12 cuja passagem breve por esse mundo, com um ministério curto de 3 anos, dividiu a história de uma parte significativa da humanidade. E aí fica a indagação sobre qual a importância que damos a Jesus nas nossas vidas?


Logicamente que a essência do Natal nunca foi comilança, presentes ou a figura do Papai Noel, apesar de que Nicolau de Mirra teve sua importância. Porém, a centralidade da celebração natalina precisa ser Cristo e a incrível mensagem de paz que ele veio trazer ao mundo na humildade, jamais devendo ser substituída nem esquecida. 


Não tendo outro Messias a não ser Jesus, cabe ao cristão voltar-se agora para esse importante momento que a Igreja convencionou comemorar. Pois o Natal é sempre uma oportunidade tanto para devoção da alma quanto para praticar o amor ao próximo fazendo o bem sem importar a quem, além de podermos estar com os nossos familiares numa época quando nem sempre estamos presencialmente próximos uns dos outros.


Deixo aqui esse recado faltando apenas 11 dias para o dia do Natal que, neste ano, cairá num domingo, o que não permitirá a ninguém emendar com um final de semana. Porém, o que importa é darmos o devido valor e, desde já, irmos nos preparando espiritualmente para a ocasião.


Uma excelente quarta-feira a todas e todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário