Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Nossa Constituição bem que poderia ser mais festejada!




Hoje, 17 de maio, é comemorado entre os noruegueses o Grunnlovsdagen, que é o "Dia da Constituição", a qual foi assinada, em 1814, na pequena cidade em Eidsvoll, situada a norte da capital, que, naquela altura se chamava Christiania. 

Tal Carta foi inspirada pela Declaração da Independência dos Estados Unidos de 1776 e pela Revolução Francesa de 1789, chegando a ser considerada a constituição mais radical da Europa por aqueles velhos tempos. 



Pois bem. Enquanto entre nós o Dia da Constituição, comemorado em 25/03 (quando o Imperador D. Pedro I assinou a primeira Constituição Brasileira), praticamente não tem valor algum, os noruegueses fazem uma tremenda festa no dia da Constituição deles, saindo às ruas com trajes típicos, prestigiando bandas marciais e tomando muito sorvete, a exemplo dessas imagens de uma comemoração feita em Bergen, segunda maior cidade do país. 














Refletindo a respeito, bem que poderíamos fazer o mesmo por aqui. De preferência, no níver da Constituição de 1988, todo 05 de outubro. Por que não?!

OBS: O quadro sobre a assembleia constituinte norueguesa é uma obra do pintor Oskar Arnold Wergeland (1844-1910), conforme extraído da Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário