Páginas

sábado, 4 de maio de 2019

Despedindo do calor



Apesar de já estarmos no mês de maio (pleno outono do Hemisfério Sul), o calor insiste em não nos abandonar, de modo que as temperaturas ainda não caíram por aqui em Mangaratiba. Inclusive, chego a ficar em casa com o ventilador ligado! Porém, quando menos esperarmos, uma frente fria chegará e mudará tudo.

Devido ao tempo, a natureza tem se mostrado bem vigorante, com belas flores e frutas da estação, como as deliciosas tangerinas, limões galegos, caquis e cajás, além dos vários pés de noni (planta oriunda do Sudeste Asiático) que tenho cultivado. E elas continuam produzindo bastante, sendo que, para a minha surpresa, quando caminhei pelo quintal na tarde deste sábado, ainda encontrei uma goiaba remanescente no pé, apesar da época já ter passado.





Sem ter muito o que escrever para o momento, desde já desejo um ótimo domingo a todos, meus amigos!

11 comentários:

  1. Hoje chegou uma frente fria. Por aqui está chovendo e o calor continua.
    Que tenhas uma excelente noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Prof. Adinalzir.

      Realmente refrescou um pouco e as temperaturas caíram. Hoje está um dia agradabilíssimo de outono e o pouquinho de calor acaba sendo bem vindo.

      Desejo um ótimo sábado!

      Excluir
  2. Olá, Rodrigo!

    Já estava com saudades daí.
    Como vai você? E Núbia?
    Por aqui, tudo satisfatório, à exceção da Primavera, que nunca mais vem.

    Aí, ainda faz calor e você precisa de ligar o ventilador. Por aqui, tem chovido e feito frio. Hoje, por exemplo, me vesti como se fosse inverno. Dizem que na próxima semana, o tempo irá melhorar e por aí piorar, como manda a Lógica -rs.

    Seu quintal é um jardim e as árvores de fruto "pensam" que ainda estão no verão-rs. Que frutos tem você na mão? Limão, me parece que sim, mas as outras frutas, não sei o nome delas, nem creio que haja em Portugal.

    Beijos, tempo fresquinho pra você e dias felizes. Tudo bem, profissionalmente com você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CEU.

      Vamos bem na medida do possível. Pelo menos eu busco me sentir bem independente das circunstâncias.

      O interessante de toda estação de transição é que o tempo nunca muda radicalmente no dia seguinte. Por isso, temos algumas semanas de frio na primavera e outras em que o calor continua durante o começo do outono. Aqui metade do outono ainda é relativamente quente, mas não tão sufocante como no verão. Já a primavera, costuma começar amena, porém seca e com oscilações. Se estiver ocorrendo uma onda de calor, setembro pode ser um mês desagradável tal como sofri em 2017 quando só choveu no em 01/09 e depois em 30/09.

      Respondendo sua pergunta, eis que na foto tenho limão galego, cajá e tangerina, mas nenhuma dessas frutas foram colhidas aqui. Apenas são da época. Já a goiabeira, ela realmente "pensa" que ainda seja verão. (rsrsrs)

      Profissionalmente, continuo prestando meus serviços ao sindicato dos servidores públicos daqui da cidade. Nada novo debaixo do sol. E dispensei umas oportunidades melhores no começo do ano em outras cidades (dois escritórios no Rio e um em Caxias) para continuar aqui no Município por causa da política e das pretensões quanto ao pleito local de 2020. Porém, vez ou outra reflito se estou fazendo o certo em não ter aceito convites para ganhar mais do que o dobro aqui.

      E contigo? Vai tudo bem?

      Beijos e ótimo sábado.

      Excluir
    2. Olá, Rodrigo!

      Independente dos contratempos, temos k seguir com a vida, pke o tempo não para e tu és uma pessoa forte de caráter e personalidade e não te deixas abater, facilmente, acho eu. Eu entendo tua atitude!

      Aí, o tempo, frio ou quente, se faz progressivamente, mas aqui temos dois dias quentinhos e uma semana ou duas, bem fresquinhas e ventosas. Hoje, estão 25ºg, mas pra amanhã, a temperatura vai descer e no final de semana teremos chuva. Assim, tenho sempre à mão, roupa de inverno e roupa de verão.

      Limão, bem me parecia, que era, mas cajá, nem sei que fruto é. As tangerinas, aqui, são alaranjadas, tipo laranja. Aí, não?

      Te acho uma pessoa mto honesta e séria e o bem da tua comunidade, no plano político e social, é importante, mas os cargos políticos duram um tempo e depois vêm outros candidatos, mas você é quem sabe.

      É natural que penses se estás fazendo o melhor para ti, em termos profissionais e monetários, também, mas te digo que há oportunidades, que só aparecem uma vez na vida. Dois escritórios no Rio e um em Caxias, eu nem tinha pensado duas vezes. Núbia, se calhar, até iria gostar de mudar de ambiente.

      Comigo vai tudo satisfatório, embora o prédio em que vivo ande a ser remodelado, incluindo pintura de todas as fachadas-quatro (já só vejo "homi" -rs e andaimes à minha frente-rs). As aulas terminam em Junho e depois vou duas semanas para o Alentejo, zona calma e com altas temperaturas, para espairecer e mudar de ambiente.

      Bem, já papeamos um pouquinho e foi proveitoso.

      Beijos e boa semana.

      Excluir
    3. Oi, CEU.

      As tangerinas aqui também costumam ser amarelas também.

      O cajá é fruta típica do Nordeste brasileiro que é uma região mais quente, porém se adapta ao clima daqui. Não se vende tanto aqui mas para um europeu seria bem exótica. Mais do que a goiaba.

      Meses atrás (lá por fevereiro), repentinamente vieram três opções de trabalho, como disse. A menor era o dobro do que recebo hoje como autônomo e com carga horária de 20 horas semanais. Logicamente receberia até mais porque não iria trabalhar só 4 horas todos os dias. Como iria levar trabalhos pra casa ou fazer audiências, possivelmente receberia de 150% a 200% a mais. E interessante que esses escritórios levaram em conta meu tempo de trabalho com Direito Público e pesquisaram minhas ações bem como meu perfil em redes sociais. E nisto todos os donos fizeram menção a uma necessidade de desvinculação entre o profissionalismo e meu envolvimento com política...

      Aqui teremos eleições locais no próximo ano. Tenho focado nisso e, apesar das decepções que a política traz, estou focado nessa direção.

      Posso dizer que, na minha vida, apareceram muitas oportunidades e alguns infortúnios também. E das oportunidades, umas deixei escapar, outras não me interessei e poucas aproveitei. Aliás, se tivesse outra personalidade, teria seguido os conselhos do meu avô e não me metido com política estudantil no término do ensino médio para ser melhor sucedido. E teria estudado para concursos ainda na década de 90.

      Mas se tivesse seguido por outros caminhos, muitas experiências que tive não alcançaria. Nem Núbia teria conhecido no Carnaval de 20 anos atrás.

      Na única vez que estive em seu país, não cheguei a conhecer o Alentejo. Segui para o norte até alcançar a Galicia. Era outubro e os dias relativamente frios. Tanto em Lisboa como no Porto.

      Excluir
  3. BLOG DO RODRIGO? Muito bem! Nem se compreendia o título académico em contexto de blog e sendo você brasileiro.

    Aí, mta gente que usa títulos académicos no blog, como, por exemplo: blog da Professor "X". Acho despropositado e desnecessário.

    Beijo, de novo, e que venha o outono a sério, por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolvi tirar o "Doutor" do nome do blogue por dois motivos. Um que eu estou me direcionando para uma pré-candidatura em 2020 e defini um nome mais curto através do qual pretendo ir me apresentando ao público apenas acompanhado do sobrenome do meio: "Rodrigo Ancora". Aí realmente o "Doutor" pode ficar despropositado ainda que alguns candidatos saiam por aí usando algo relacionado á profissão tipo um ex-prefeito da cidade - "Dr. Ruy". Ou uma deputada do partido comunista na Assembleia Legislativa do Rio - "Enfermeira Rejane".

      No meu caso específico, nem todos me conhecem pela profissão. Os funcionários da Prefeitura e o pessoal do distrito sede do Município, sim. Mas aqui, na localidade onde moro, nunca tive escritório para exercer a profissão e nem faria da casa um escritório para atendimento permanente do público. Aliás, quando cheguei no Município em 2012, por falta de oportunidade e necessidade imediata, fui trabalhar com algo totalmente distinto em relação ao que hoje faço que era vender picolé na praia. E, no verão, chegava a ganhar muito mais do que o sindicato dos funcionários da Prefeitura me paga hoje todo mês...

      Excluir
  4. Você fez mto bem e pensou em tudo. Ricardo Ancora é um nome sugestivo, bonito, apelativo e corresponde ao seu nome, embora eu goste mto de teu apelido LUZ, mas, por outro lado, Rodrigo Luz poderia ser motivo de alguma "gozação", não sei.

    Que bom caráter você é, Rodrigo! Embora sendo já advogado, as circunstâncias o obrigaram a vender picolé na praia, acho que é gelado, sorvete e até ganhava mais, sobretudo no verão, do k a Prefeitura lhe paga, mensalmente e atualmente. Eu não imagino, qto você ganha aí na Prefeitura, mas penso que não está sendo bem remunerado. Um advogado em Portugal, que jamais iria vender picolé na praia-rs, ganha balúrdios. Basta ter escritório e isso se consegue facilmente, alguns clientes e são muitos euros, muitos, k entram no bolso dele. Se pretendemos fazer uma pergunta a um advogado, expondo uma situação simples, nos cobram 100 euros. É demais!
    Eu recebo cerca de 2.000 mil euros e alg. cêntimos, mensalmente, mas os professores sempre ganharam mal em qualquer lugar do mundo, contudo meu salário vai dando pra mim e pra minhas despesas, satisfatoriamente.

    Beijo e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CEU.

      Acho que não expliquei sobre o que faço. Meu trabalho aqui não é na prefeitura e sim no sindicato dos servidores públicos do Município que é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos e que defende os direitos e interesses trabalhistas/previdenciários dos que são funcionários concursados lá. Ou seja, presto serviços a eles de orientação e apoio judiciário aos que são associados, além do próprio sindicato. E não tenho vínculos empregatícios. Só um contrato de serviços com algumas obrigações em que poderia usar parte da semana para outras atidades.

      Nos últimos anos, até tive oportunidade de trabalhar na Prefeitura e ganhar um pouco mais. No atual governo para o qual ajudei na campanha, interlocutores do prefeito me fizeram várias propostas. Apesar do descumprimento da promessa dele em me nomear para secretário de assistência social (e acho que prometeu o mesmo cargo a vários colaboradores), as propostas reais após a eleição foram superintendências, as quais me dariam, no mínimo, 50% a mais do que recebo. Só que, em regra, trabalhando de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. E acabei não me interessando ainda que houvesse facilidades para não ter tanto trabalho e pudesse praticamente dobrar a remuneração ganhando um abono que iria contrariar uma decisão judicial imposta a Prefeitura daqui em março de 2018. Ou seja, o Tribunal havia proibido a concessão de abonos para os ocupantes de cargos comissionados e ainda assim a decisão continuou descumprida com riscos de que o funcionário depois seja condenado pela Justiça a devolver o que tenha recebido indevidamente.

      Por aqui, a maioria dos advogados não cobra por consultas. Geralmente são os mais renomados que cobram e que têm clientes ricos. Outros cobram valores módicos (algo em torno de um quarto dos 100 euros pela nossa cotação), mas dispensam a consulta caso o cliente lhe contrate para algum seeviço. Porém, os que abrem escritório aqui na cidade, costumam trabalhar mais com o mercado de imóveis ou ganham dinheiro na área criminal. Como não são muitos profissionais em Mangaratiba (devemos ter uns 100 inscritos na Subseção da Ordem dos Advogados), todos até que ganham relativamente bem. Claro que muitos estão também na Prefeitura trabalhando.

      Quando cheguei aqui, talvez eu não precisasse ter vendido sorvetes numa praia, caso fosse mais paciente e ousado. Até porque em 2012, a economia brasileira estava indo muito bem com pessoas de nível médio ganhando até mais do equivalente a 1000 euros na época. Porém, estava numa situação difícil e não queria ver minhas contas atrasando. Acabei então tendo uma experiência diferente em que conheci de perto o modo de viver dos mais humildes.

      Excluir
  5. Concluindo...

    Não imaginava que, em Portugal, os professores também ganhassem mal. Mas quando fala em 2 mil euros, isso equivale hoje no Brasil a quase 9.500 reais. Uma professora aqui no município com nível superior (para dar aulas no segundo segmento do ensino fundamental) inicia com algo entre 1/9 a 1/8 do que tal cifra, laborando 25 horas semanais. Mas, por incrível que pareça, conheço algumas poucas daqui que, já com seus mais de 30 anos de magistério, por terem incorporado vantagens à remuneração, devido ao acúmulo de funções gratificadas, triênio, progressões horizontal e vertical, e duas matrículas, chegam nesse patamar. Claro que há variações entre oa municípios, sendo que a maioria das prefeituras daqui não cumprem o piso nacional reajustado em 10 de janeiro para exatos R$ 2.557,74. Se 1 euro equivale a 4,49 reais, então o nosso piso do magistério raramente cumprido dá menos que o salário mínimo em Portugal.

    Mas em Maranhão, um dos estados mais pobres do Brasil, porém governado pelo partido comunista, o professor recebe mais que o dobro do piso nacional na rede estadual de ensino. Na prática, porém, ouve-se falar de poucos concursos por lá e que não há dinheiro para repor a inflação do ano passado... Logo, melhor seria terem acompanhado o piso nacional.

    De qualquer modo, se o salário de um trabalhador é suficiente para a sua manutenção e ele sabe ou consegue viver satisfeito com seus ganhos e profissão, é o que importa. E eu até viveria mais satisfeito, caso Núbia tivesse bem de saúde e não precisasse ter tantas despesas. Nisto minha consciência às vezes me penaliza por estar correndo atrás de projetos na política podendo aproveitar ou correr atrás de outras oportunidades.

    Ótima terça-feira!

    ResponderExcluir