Gente, não é caô, não. Tava pesquisando acidentalmente na internet e descobri que tenho um castelo🏰 na Europa😁com uma vista maravilhosa... Ou melhor dizendo, um castelo com o meu nome situado em Portugal, indo pro lado da fronteira com a Espanha, mais precisamente no Município de Figueira de Castelo Rodrigo, tratando-se de uma freguesia com 32,94 km² de área e 468 habitantes, segundo o censo que fizeram em 2021.
Consultando a Wikipédia, de onde extraí as imagens, verifiquei que o seu nome seria uma homenagem ao prefeito do vilarejo, D. Rodrigo, que, por sua vez, defendeu a fortaleza em 1296, ainda nos tempos da Idade Média.
"Reconquistada definitivamente pelos reis de Leão no século XI, Afonso IX de Leão outorgou-lhe foral e elevou a vila à categoria de concelho. Com a assinatura do Tratado de Alcanizes, o 12 de setembro de 1297, Castelo Rodrigo ficou integrado em Portugal. Então, o rei português D. Dinis, confirmou o Foral do concelho, mandou reconstruir Castelo Rodrigo e reforçar as suas muralhas. Depois, em 1373, D. Fernando concedeu-lhe Carta de Feira." - https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Rodrigo
Como se vê, o meu nome até que é bem antigo, embora foi moda nos tempos quando meus pais se casaram na década de 70 e também nos anos 80. Agora, porém, está caindo em desuso pela nova geração de modo que não conheço nenhuma criança chamada Rodrigo que me lembre.
Seja como for, acho que nem tanto por esse castelo situado nas terras frias de Portugal, porém devido ao livro Um certo capitão Rodrigo, do Érico Veríssimo, que tenho muitos xarás no Brasil, entre os nascidos há 50/40 anos atrás.
📷: Ramajero/Wikipédia. Sobre o brasão, o mesmo seria proveniente de um livro em domínio público: "As Cidades e Villas da Monarquia Portugueza que Teem Brasão d'Armas" (III vols., 1860-62; data na capa do vol. I, 1865), de Inácio de Vilhena Barbosa (1811-1890).
Nenhum comentário:
Postar um comentário