Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2018

Enfim, sobrevivi a mais um verão



Nesta semana, mais precisamente no começo da terça-feira (20/03), terminou o verão de 2017/2018 que, desta vez, foi bem chuvoso para nós em Mangaratiba.

Como não gosto do calor, só tenho a agradecer a São Pedro por ter esses dias amenos em que consegui suportar os últimos três meses, principalmente janeiro. Pois raramente tivemos dias muito quentes a ponto deste último verão poder ser considerado como uma estação assemelhada à primavera, conforme escrevi na última postagem de fevereiro (clique AQUI para ler).

Embora com uma frequência geralmente um pouco menor de precipitação do que em dezembro, janeiro e fevereiro, os vinte primeiros dias de março de 2018 não ficaram muito para trás, fazendo jus àquela música do eterno Tom Jobim (1927 — 1994). E, desde o começo da nova estação, a chuva ainda tem continuado de modo que, na data de ontem, fui trabalhar no Centro de Mangaratiba debaixo de um tremendo aguaceiro.

Para confirmar a minha percepção do que foi esse último verão, uma matéria no G1 sobre o tempo na capital estadual (situada bem próxima daqui) informa que foram ao todo 66 dias de chuva na Cidade Maravilhosa assim como a temperatura mais alta registrada teria sido no dia 18 de janeiro alcançando 39,6°C:

"O verão 2018 no Rio se despediu no início da tarde desta terça-feira (20) com números bem diferentes. Em nenhum dos 89 dias do verão tivemos temperatura de 40°C. A temperatura mais alta da estação foi registrada no dia 18 de janeiro: 39,6°C (...) Outra característica da estação foi a chuva. No total, tivemos 66 dias de chuva. No Rio, o mês de fevereiro teve apenas quatro dias sem chuva. Os temporais atingiram a cidade deixando mortos e outras centenas de pessoas desalojadas.O calor, no entanto, esteve 3 graus acima da média durante os dias do verão. Já as noites foram mais frescas: 2,3°C graus abaixo da média." (Extraído de https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/rio-nao-teve-temperatura-de-40c-no-verao-2018-outono-tera-chuva-nos-primeiros-dias.ghtml)

No entanto, é possível que venhamos a ter um resquício de verão em abril. Segundo a mesma reportagem, a previsão do tempo para a região da capital é de pouca precipitação no próximo mês e chuva acima da média em maio e junho, tendência que a região aqui da Costa Verde deve acompanhar geralmente com um pouco mais de umidade e um tiquinho a menos de calor.

Seja como for, prefiro um mês de abril quente do que um janeiro tórrido pois, no outono, já dá para dormir melhor sendo uma das épocas que mais curto. Principalmente quando o frio começa a chegar lá pela segunda metade de maio e começo de junho de modo que se torna para mim a melhor época do ano na qual posso curtir Mangaratiba e o próprio Rio de Janeiro.

Ótimo final de semana a todos!

OBS: Imagem acima extraída do portal EBC, conforme consta em http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/03/outono-comeca-e-vai-ate-dia-21-de-junho

2 comentários:

  1. No Brasil terminou o verão e iniciou-se o Outono. Em Portugal terminou o Inverno e iniciou-se a Primavera. A verdade é que a Primavera está a ser o prolongamento do Inverno pois continua o vento forte e frio e a cair muita chuva
    .
    * Mulher de Pedra, dormindo entre a Verdura. (Poetizando e Encantando). *
    .
    Grande abraço
    Um domingo feliz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gil.

      Realmente as temperaturas e as condições do tempo não mudam imediatamente com o passar da estação. Por aqui, parece que o calor está querendo chegar com o atraso, mas o certo é que temos uma espécie de veranico que se prolonga até final de abril. Em maio é que começamos a sentir um pouco de frio.

      Lerei sua postagem.

      Um abraço e volte sempre.

      Excluir