Há exatos 38 anos, mais precisamente nos dias 11 e 12 de outubro de 1986, Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev se reuniam na Islândia para continuar as discussões sobre a redução dos arsenais de míssil balístico de alcance intermediário na Europa. A cimeira tratava-se da "Cúpula de Reykjavík".
Embora as negociações tenham fracassado no último minuto, eis que o progresso alcançado acabou resultando na celebração do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário de 1987 entre os Estados Unidos e a União Soviética. Eram os últimos anos da chamada "Guerra Fria".
Que diferença para uma época em que hoje escritórios da ONU no Oriente Médio são atacados por um de seus países membros?! Isso sem falar no bombardeio de escolas e campos de refugiados em Gaza onde morrem de uma só vez mulheres, crianças e idosos com a justificativa de que os terroristas do Hamas seriam os alvos das operações de guerra.
Além disso, que postura diferente tinha o último presidente da extinta URSS quando comparado ao expansionismo de Putin?!
Pode-se afirmar que Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev foram os senhores de um tempo quando as potências mundiais buscaram a paz e não a guerra, em que muitos acreditavam num futuro promissor em termos de pacifismo e ecologia quanto ao nosso decepcionante século XXI...
Acredito que ainda podemos corrigir os rumos da política internacional! Que tal o mundo tornar a cultivar mais racionalidade com a inspiração de elevados valores?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário