Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Lembrando de um passeio que não registrei no blogue



Há pouco mais de dois anos, quando estava trabalhando em Engenheiro Paulo de Frontin, tive a oportunidade de visitar a Casa de Hera, um museu no Centro na cidade de Vassouras que vale a pena conhecer.


Na época, não tive tempo de fazer uma publicação aqui no blogue e apenas divulguei o breve passeio num grupo do Facebook dedicado há História chamado "O Passado do Rio". Foi num dia ensolarado de agosto de 2022, em que estava hospedado no vizinho município de Mendes (nem sempre conseguia vaga na única pensão da cidade onde trabalhava) e aproveitei uma oportunidade de curtir uma tarde em Vassouras.


O imóvel da primeira metade do século XIX (não se sabe exatamente a data da construção) pertenceu a Joaquim José Teixeira Leite (1812-1872), um dos mais importantes comissários de café da região e filho do barão de Itambé. Posteriormente, a casa passou a ser propriedade de sua filha, a investidora financeira Eufrásia Teixeira Leite (1850-1930).


DURAN, Carolus. Paris, 1887. Óleo sobre Tela. "Eufrásia Teixeira Leite". Museu Casa da Hera/Ibram/MinC


Além da beleza paisagística e arquitetônica, o museu reúne um acervo que mostra o luxo de uma época, bem visível nos seus quartos e salões, a exemplo de móveis, vestimentas, obras de arte, diversas peças, etc. 


Hoje, graças a uma postagem que vi sobre a Casa de Hera no Facebook, resolvi fazer uma postagem aqui no blogue a fim de deixar registrado aquele passeio que só compartilhei num grupo, cujas imagens consegui resgatar.






















Embora tenham sido poucos passeios quando trabalhei em Engenheiro Paulo de Frontin, pois não tinha tempo e nem dinheiro para sair visitando muitos lugares, sempre tentava aproveitar as oportunidades quando tinha um momento de folga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário