Podemos afirmar que oração seja uma forma de cultivar a nossa espiritualidade e a relação com o Divino.
Vale ressaltar que a Bíblia menciona várias orações consideradas agradáveis a Deus e uma das mais conhecidas é encontrada em Salmos 51:17, atribuído a rei Davi quando se arrependeu de seus erros:
"O sacrifício que Deus aceita é um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, tu não o desprezarás."
Essa oração destaca a importância de um coração humilde e arrependido.
Além disso, outros versos sobre orações:
- Orações de gratidão e louvor (Salmos 100:4-5)
- Orações de arrependimento e confissão (1 João 1:9)
- Orações de intercessão e amor ao próximo (1 Timóteo 2:1-4)
- Orações de adoração e reverência (Hebreus 13:15-16)
Tem também o tão festejado"Pai Nosso" em que Jesus mostrou num só poema incluso no célebre Sermão da Montanha sobre como se deve orar, o que vai além da tradicional reza dos cultos religiosos. Nada contra que as palavras sejam repetidas, mas acho a meditação sobre essa oração de maior valor.
Em todo caso, as Escrituras Sagradas do cristianismo ensinam que a oração deve ser feita com sinceridade, humildade e fé.
Por fim, ainda no Sermão do Monte, Jesus ensinou que Deus ouve e responde às orações de seus filhos (Mateus 7:7-11). Isso para mim não significa que a resposta será exatamente como queremos e, por certo, as maiores dádiva serão o aprendizado e crescimento pessoal, de modo que o texto a seguir compartilhado, a qual recebi hoje num grupo de WhatsApp, vem ao encontro de que o objetivo de orar não deve ser o ganho material:
"Certa vez perguntaram a um sábio:
- O que você ganha orando à DEUS regularmente?
Ele respondeu:
- Geralmente não ganho nada, mas sim, perco coisas.
E ele citou o que perdeu orando à DEUS regularmente:
- Perdi o orgulho, perdi a arrogância, perdi a ganância, perdi a inveja, perdi a minha raiva, perdi a luxúria, perdi o prazer de mentir, perdi o gosto pelo pecado, perdi a impaciência, o desespero."
Ótimo sábado a tod@s!
Nenhum comentário:
Postar um comentário