A data de 06/01, conforme a tradição cristã, é comemorada como o "Dia de Reis", relembrando o episódio bíblico em que o menino Jesus, na época um recém-nascido, recebeu a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1), os quais lhe trouxeram presentes (v. 11). Ainda segundo a tradição, esta data marca o fim dos festejos natalinos, quando são desarmados os presépios e, por conseguinte, retirados todos os enfeites típicos das casas.
No entanto, o fim das comemorações do Natal não significa que devamos deixar de vivencia-lo no cotidiano, buscando manter em nós mesmos um espírito de solidariedade e de amor ao próximo como Jesus ensinou ao mundo.
Além disso, devemos agir também como esses "reis" que deram sentido às suas vidas prestando ofertas voluntárias a uma criança que seria para o mundo muito mais do que o monarca de um povo, de modo que aquela ajuda, possivelmente, tornou-se um recurso providencial para ajudar na fuga da família de Jesus para o Egito até à morte de Herodes.
Apesar do Dia de Reis não ser mais um um feriado nacional desde o final da década de 60 e ter deixado de existir no calendário de eventos oficiais de muitas cidades, vale a pena mantermos na memória coletiva a sua importância cultural para a nossa sociedade, extraindo valores que possam dignificar a existência de cada um.
Ótima segunda-feira a todos!
OBS: Foto da Praia do Anil, em Angra dos Reis (RJ), onde se vê três esculturas representando os tais magos que visitaram Jesus.
Olá, Rodrigo!
ResponderExcluirUm texto escrito com o coração e de que mto gostei.
Natal deveria acontecer todos os dias, mas a gente sabe k tal não é possível. Acredite que penso, mas para onde vai toda aquela magia e "bondade" do natal?
Espero que tenha tido um bom "dia dos reis", pelo menos em pensamento.
Beijo com mta amizade.
Olá, CEU
ExcluirObrigado por sua leitura com os comentários.
Realmente o Natal, que é uma data meramente simbólica no nosso calendário, já que inexistem provas ou embasamento para Jesus ter nascido em 25/12, deveria ser algo a ser praticado em todo o ano. E nisto estamos de acordo.
Fato é que a verdadeira bondade aprendemos a praticar nos momentos adversos da vida, não é mesmo? No Natal é fácil nos comportarmos bem.
Um abraço e feliz 2020!
Me esqueci de te/vos desejar um ANO NOVO DIFERENTE, COM SAÚDE, JUSTIÇA, MELHORIA NA ECONOMIA E PAZ SOCIAL.
ResponderExcluirO meu natal foi sereno e com paz, tal como o Ano Novo.
Tudo de bom!
Mais uma vez, muito obrigado. Pra você também e todos os seus familiares.
ExcluirOlá, Rodrigo!
ResponderExcluirEspero que você esteja bem, embora o trabalho seja muito, mas ter trabalho e poder trabalhar é bom sinal.
E Núbia, como vai? Desejo as melhoras rápidas.
Abraços e boa semana.
Boa noite, CEU
ExcluirVou bem. Com muito trabalho, como bem colocou, mas vou caminhando.
Núbia também vai caminhando e tentando acertar no tratamento.
E por aí? Tudo bem?
Abraços, obrigado pela visita e volte sempre.