Este blogue tem por objetivo divulgar aquilo que eu penso. Escrevo não somente assuntos jurídicos como também comento sobre política, religião, sexualidade, filosofia, questões locais da cidade onde moro e tudo o que me vem na cabeça. Quem desejar fazer seus comentários, fique a vontade. Aqui não tem censura!
Neste ano, acho que tive o Natal mais simples de minha vida e, pela primeira vez, passei a véspera, bem como o próprio dia 25, só na companhia de minha esposa (e de Deus é claro). Porém, no domingo, dia 26, reuni-me com os meus irmãos em Cristo na igreja no final da tarde.
Sempre fiquei com a família no Natal. Quando criança, esta era uma das épocas que eu mais gostava porque sempre ganhava presentes pela manhã. Às vezes, quando acordava, encontrava vários embrulhos de brinquedos no meu quarto. Diziam-me que foram deixados por um tal de “Papai Noel”.
Mesmo depois de ter descoberto por volta dos 7 anos que o Papai Noel não existia, continuava a receber presentes dos adultos. Desta vez, porém, eu já sabia quem eram os presenteadores. Alguns presentes começaram a chegar com um pouco de atraso porque nem sempre as pessoas da minha família estavam com dinheiro.
Quando morei com meu avô paterno, em Juiz de Fora (anos 80 e 90), costumávamos almoçar juntos no dia 25. Geralmente não se fazia muita coisa na véspera porque vovô sempre gostou de dormir cedo. Pois, assim que acabava o Jornal nacional, meu velho já começava a se preparar para dormir e o restante da casa costumava acompanhá-lo depois do final da novela das oito.
Assim, antes de meu avô Sylvio falecer, às vezes eu ficava com meus familiares no Rio de Janeiro, onde mora minha mãe e as duas avós. Ou, em outras ocasiões, viajava para Juiz de Fora. Porém, depois que já estava morando aqui em Nova Friburgo e tinha conhecido minha esposa Núbia, apenas por duas vezes recebi a sogra e a cunhada em minha casa, deixando de ir para o Rio.
Entretanto, quando descia para o Rio de Janeiro nesta época, eu acabava me separando por alguns dias de Núbia pois, enquanto ela estava com sua mãe em Niterói, eu ficava com a minha no outro lado da baía de Guanabara. E a nossa estadia não durava muito tempo pois, geralmente no dia 26, sempre voltávamos para a serra. No ano passado (2009), aproveitei para rever alguns irmãos da Primeira Igreja Batista de São Francisco Xavier de onde fui membro na época de adolescente e levei minha avó materna comigo afim de assistir uma linda cantata de Natal.
Em 2010, não foi possível irmos ao Rio e nem receber a sogra. Devido aos problemas reumáticos de Núbia, optamos por não sair da cidade (houve épocas este ano em que ela ficou tão incapacitada devido as dores nos joelhos que até para andar algumas centenas de metros até a clínica tínhamos que pegar táxi e não conseguia subir os degraus do ônibus). Então, resolvemos fazer o nosso Natal por aqui mesmo e convidar a sogra.
Infelizmente a mãe e a irmã de Núbia não puderam vir. Na semana do Natal, minha sogra ficou doente e telefonou dizendo que precisava ficar em Niterói. Aí, não tivemos outro jeito senão passar o Natal só nós dois, Deus e a gata Sofia que criamos desde o Natal de 2007.
Nossa ceia do dia 24 foi bem tropical e sem aquelas guloseimas típicas da festa. Por causa do severo regime de Núbia, evitei comprar coisas que pudessem prejudicar sua saúde. Preferimos comer pão árabe com pasta de grão de bico mais uma boa quantidade de frutas que não engordam tanto. Nada de panetone, peru, pernil, bacalhau, nozes, castanha portuguesa ou amêndoas. Desfrutamos de um delicioso abacaxi fatiado em rodelas e a única fruta seca ingerida foi a ameixa.
O tempo ficou instável, porém relativamente quente. Não aquele calorão do Rio pois aqui na serra, mesmo no verão, as temperaturas são mais amenas. Às vezes chovia e tinhas horas que o sol saía para aquecer o ambiente. Para aproveitar o tempo, alguei cinco DVDs de vídeo, dentre os quais um filme europeu, um japonês, duas comédias românticas norte-americanas para assistir com ela e uma produção religiosa sobre o relacionamento de um filho com o pai. De todos, gostei mais do drama japonês “A Partida”. Porém, o “Lemon Tree”, do diretor israelense Eran Riklis, também é imperdível. Principalmente para quem é advogado como eu (assistam o vídeo abaixo).
Mesmo desfrutando do sossego do Natal deste ano, senti um pouco a falta da companhia de outras pessoas. Então, no domingo, dia 26, fui com Núbia para a celebração na igreja, ocasião em que também fizemos uma ceia coletiva (não era a Santa Ceia) e um sorteio de amigo secreto que acabou sendo meu único presente do Natal de 2010 que considerei – alguns pares de meias. Durante o culto, compartilhei com meus irmãos qual o significado do nascimento de Jesus para mim, juntamente com outras pessoas.
No final, como previsto, foi aquela comilança em que cada família tinha ficado de contribuir com alguma coisa. Teve bastante bolo, panetone, um pudim, figos secos, ameixas e refrigerantes. Entretanto, o mais importante foi termos passado o Natal em união com meus irmãos louvando e cantando hinos para Deus. E, apesar de nosso encontro ter sido no dia 26, o Natal deve acontecer sempre. Aliás, foi o que escreveu em seu site o nosso irmão blogueiro Auriberto Feitosa e que também tem acompanhado esta minha página:
“O Natal ocorre todos os dias quando Cristo nasce no coração de alguém, quando alguém tem um encontro pessoal e salvífico com Ele” (artigo “Feliz Natal”,de 25/12/2010, extraído de http://auriberto.blogspot.com/2010/12/feliz-natal.html em 27/12/2010).
E aí? Conte-me como foi o seu Natal?
Para concluir, desejo que todos os dias você possa festejar o Natal em seu coração, com seus familiares, amigos e irmãos em Cristo, alegrando-se com os anjos sobre cada novo nascimento.
Segue um trailer de filme “Lemon Tree”, o qual a todos recomendo:.
Quase ninguém se lembra de Jesus no despertar do natal, e nem precisa, Ele não faria questão disso sabendo que até mesmo num natal sem cristo tem muito dele neste momento. São nestes minutos que mais nos lembramos de quem amamos.
Queremos ver e ouvir a voz destas pessoas especiais, pois nossos corações excitados trazem à tona a importância destas pessoas.
Por isso nao presisamos estragar este momento com pregações religiosas do tipo: Cristo já nasceu em seu coração, não se esqueça de Jesus etc rsrs.
O importante pé que neste momento nossos corações se enche de lembranças e carinhos por todos os seres humanos que m,amos, neste natal eu amei, foi o que fiz.
Penso que devemos fazer uma coisa sem deixar de lado a outra. Jesus deve estar presente nas nossas vidas todos os dias e não apenas no Natal.
Entretanto, se não amo ao próximo a quem vejo, como irei amar a Deus a quem não vejo? Nosso irmão também deve ser amado todos os dias e não apenas no Natal.
Conforme escrevi em outra postagem, não me importaria em deixar de comemorar esta festividade de origem pagã se ivesse dentro de outra cultura e no meio de pessoas que não sejam cristãs. Porém, eu sigo a Jesus e vivo num país de cultura cristã ainda que muitos não conheçam o Cristo vivo.
Mesmo sendo hoje dia 28, desejo-lhe um feliz Natal, mano e obrigado pela sua participação aqui neste blogue.
Acelino, capitão do Vasco no milésimo gol de Pelé
-
*O ex-ponta-esquerda Acelino de Oliveira era o capitão do Vasco da Gama na
noite de 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, em que Pelé marcou seu
milé...
DE VOLTA ÀS TREVAS: as sombras da volta de Trump
-
*Como dizia o Barão de Itararé, "... de onde menos se espera, dai é que não
sai nada mesmo..."!*
O novo mandato do Trump começou da forma esperada. Quand...
Liberalismo e Iliberalismo
-
*Fernando Schüler*
*Haveria mesmo um “iliberalismo” de esquerda? *Ou “progressista”? É a
pergunta que a revista The Economist fez dias atrás, com ...
O peru e a trança de natal
-
Na Itajaí da década de 1960, os afazeres de minha família, no
Natal, eram realizados mediante a cooperação de todos. Havia atividades sob
o co...
TENHO SAUDADES
-
Tenho saudades de ti, tantas, tantas
vontade de te abraçar
beijar-te vezes sem conta
até a minha alma se cansar.
Tenho sede do teu corpo
onde me perdi...
O que esperar de um bom prefeito em 2025?!
-
Há quase cinco anos atrás, mais precisamente em 09/11/2019, escrevi neste
blogue, em coautoria com o meu amigo *Rodrigo Ferraz de Souza*, o artigo *Mang...
Centuriões romanos e os animais de estimação
-
Arqueólogos poloneses em Berenike descobriram papiros listando centuriões
romanos estacionados no Egito, encontrados ao lado de cerâmica da Itália,
moedas...
Tristeza vale a pena
-
Tristeza vale à pena
Quando te faz mover a pena,
Quando chora de dor no peito.
Quando inspira e respira muito forte,
O coração dispara, gela e ...
NOTA DE REPÚDIO
-
O Presidente do SISPMUM o Sr. Marcus Vinicius Caram de Souza, junto de
toda sua Diretoria executiva, vem manifestar sua indignação e repúdio a
cerca do...
Depois de perder
-
Não sei se creio nesta frase, que só sabemos o que temos quando perdemos.
Não há o amor pleno? ama-se de outra forma, adaptamo-nos se o nosso
psicológico...
30 de novembro de 2021
-
O certo é o certo, mesmo que poucos o façam. O errado continua sendo
errado, mesmo que todo mundo faça. (Anônimo) Operação verão Apesar do
clima, até o mom...
Quando a sexualidade era celebrada na Igreja
-
*Por Leonardo Boff**
É ideia comum de que a moral católica no tocante à sexualidade é rigorista
e até preconceituosa. Isso se deve, em grande parte, à i...
Mulher zerada
-
Saída da maternidade. Quanta felicidade… Uma linda menininha toda de rosa
com lacinho na cabeça. Outro, um machinho, que, como reza tradição, usa cor
azul....
LULA LIVRE!
-
Por apenas um voto - cinco ministros se acovardaram - "prevaleceu no STF o
que está inequivocamente escrito na Constituição, e a execução da pena de
prisão...
O destino eterno de Deus
-
Por Paulo Brabo Inteiramente irrelevante para o resto do mundo,
desenrola-se nos nossos dias um acirrado embate teológico que em nada fica
devendo às elucu...
Transparência 1º Semestre 2018
-
*Olá, amigos!*
Mantendo a transparência nas comunicações quanto às atividades do meu
mandato, passo aqui para divulgar as matérias apresentadas na Câmara...
Locuções que muita gente erra
-
Olá, pessoas, tudo certinho? Hoje vou falar de locuções que muitas pessoas
erram... então, hora de esclarecer. Vamos a cada uma delas!!!
Vou falar de cada...
Pular do barco
-
É melhor permanecer a bordo do barco, consertar as rachaduras e
redirecionar o curso. Porque, se abandoná-lo, você vai pular no mar. E, se
era você q...
Depressão: que porra é essa?
-
Há momentos, momentos terríveis na depressão, no seu estado mais profundo,
mais dilacerador, que precisamos acreditar contra nossa própria vontade,
mesmo ...
Iluminação Pública Mangaratiba
-
Hoje, a primeira reportagem que vi no noticiário, foi sobre o que "andou"
nos municípios após mudanças de governos e se as "promessas" de campanha
estavam...
Libertação
-
*por H. Thiesen *
Em 1996, eu era uma garota um pouco revoltada. Eu trabalhava como
comissária de bordo em uma empresa brasileira, que neste mesmo ano havi...
Aprendi
-
Aprendi que é atraves da tentativa que se acerta, e quando se acerta é
porque já muito se errou.
Entendi que crescer não significa ficar mais velho e que...
A crise nos traz oportunidades
-
*A crise nos traz oportunidades.*
O momento é de crise e pode trazer oportunidades, desde que reciclemos
nossas rotinas para que possamos ganhar com ela e...
MAIS FORTE QUE A COVARDIA!
-
*É com grande alegria que podemos encontrar noticias da recuperação de
Marcos Hiroyuki e que os covardes autores do crime seguem sendo *
*processados.*
*...
Eu quero me matar de sorrisos
-
Ivan Shishkin - Manhã Enevoada
Eu quero me matar de sorrisos
E tantos deles que me alucinem.
Não quero ser nada razoável
De tudo o que não seja eu mesmo.
...
PREFEITO EVANDRO CAPIXABA DE MANGARATIBA MENTE
-
Segundo a reportagens da UOL NOTÍCIAS, prefeito Capixaba, como é
conhecido, diz estar feliz "que nem pinto no lixo" pela exposição do nome
da cidade por c...
A fé em milagres posta em xeque
-
Há poucos dias me falaram de uma moça que foi curada de terríveis dores no
corpo em uma igreja pentecostal. Sua família está em festa. Ao mesmo tempo ...
Sou advogado e moro no estado do Rio de Janeiro - Brasil. Politicamente não me defino nem como direita e nem de esquerda, mas gosto de debater propostas. Defendo a conservação do meio ambiente e o uso racional da natureza. Luto pela defesa da saúde pública e do bem estar da sociedade em geral.
Quase ninguém se lembra de Jesus no despertar do natal, e nem precisa, Ele não faria questão disso sabendo que até mesmo num natal sem cristo tem muito dele neste momento. São nestes minutos que mais nos lembramos de quem amamos.
ResponderExcluirQueremos ver e ouvir a voz destas pessoas especiais, pois nossos corações excitados trazem à tona a importância destas pessoas.
Por isso nao presisamos estragar este momento com pregações religiosas do tipo: Cristo já nasceu em seu coração, não se esqueça de Jesus etc rsrs.
O importante pé que neste momento nossos corações se enche de lembranças e carinhos por todos os seres humanos que m,amos, neste natal eu amei, foi o que fiz.
Olá, Gresder!
ResponderExcluirPenso que devemos fazer uma coisa sem deixar de lado a outra. Jesus deve estar presente nas nossas vidas todos os dias e não apenas no Natal.
Entretanto, se não amo ao próximo a quem vejo, como irei amar a Deus a quem não vejo? Nosso irmão também deve ser amado todos os dias e não apenas no Natal.
Conforme escrevi em outra postagem, não me importaria em deixar de comemorar esta festividade de origem pagã se ivesse dentro de outra cultura e no meio de pessoas que não sejam cristãs. Porém, eu sigo a Jesus e vivo num país de cultura cristã ainda que muitos não conheçam o Cristo vivo.
Mesmo sendo hoje dia 28, desejo-lhe um feliz Natal, mano e obrigado pela sua participação aqui neste blogue.