Hoje não é permitido pedir voto em favor de alguém aqui no Brasil e acredito que no Uruguai, país de Mujica, também não. Entretanto, podemos sugerir aos eleitores nossos, cujas cidades terão segundo turno, que não deixem de sair de casa para comparecer às urnas.
Votar trata-se, antes de tudo, de um dever ético de todos nós, uma questão de civismo e de responsabilidade com o país. Não deveria ser obrigatório, mas precisa de mais prestígio social, pois acho muito feio, por exemplo, um cidadão ficar o domingo todo na praia num momento tão importante da vida política de seu município.
Sei que, daqui a pouco, se encerrará a votação pelo horário de Brasília, mas ainda há tempo. Neste momento, resta pouco mais de 30 minutos para os portos das seções serem fechados.
Sendo assim, se você está lendo esta mensagem agora, faça como o Pepe que, mesmo numa idade avançada e já enfermo, não deixou de exercer um direito que foi tão durante conquistado. Algo pelo qual ele ficou anos preso durante a ditadura uruguaia, tão nociva quando foi a nossa.
Viva a democracia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário