Páginas

sábado, 13 de julho de 2024

Participando de um evento de capacitação de pré-candidatos do PDT no Rio



Neste sabadão (13/07/2024), acordei bem cedo, pouco antes do despertador tocar ás cinco da manhã e rumei para o Rio de Janeiro a fim de participar da "Escola de Candidatos" do PDT, um evento de capacitação para os filiados do partido que pretendem concorrer ao cargo de vereador no pleito deste ano. A reunião foi marcada para iniciar a partir das 9h30, no auditório da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP/RJ), no Centro da Cidade Maravilhosa.


Apesar do trânsito ter sido bem mais tranquilo do que nos dias úteis da semana, demorei um pouco na viagem até o ponto de destino devido à menor frequência dos ônibus. No entanto, o importante foi que cheguei antes do horário, após ter pego três conduções, sendo a última delas o Metrô, desembarcando, finalmente, na estação Presidente Vargas.


Falando na avenida que homenageia o nome de Getúlio Vargas, grande estadista da nossa história, sem dúvida ele é um dos principais nomes honrados também pelo PDT ao lado de Brizola, Jango e Alberto Pasqualini. E não foi por menos que, logo na primeira palestra, ministrada pelo secretário de formação política da FLB-AP, senhor Lucas Tavares, o ilustre conferencista fez menção desses quatro gigantes do trabalhismo no Brasil.


No evento, encontrei o vereador da minha cidade Alessandro Portugal que disputará a reeleição pelo PDT juntamente com outros companheiros e companheiras da mesma nominata de pré-candidatos. Juntos estivemos conversando brevemente com a deputada estadual Martha Rocha, ex-delegada de Polícia do Rio e atual presidente do partido.



Infelizmente, não foi possível permanecer até o final, porém ficamos até o final da manhã assistindo as brilhantes apresentações da própria Martha e também de outros dois juristas: o Doutor Siro Darlan, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça, e da Doutora Vânia Aieta, uma das maiores advogadas do Rio na área do Direito Eleitoral. Foram todas falas muito bem proveitosas.


Apesar de não pretender mais disputar as eleições de 2024, fiz questão de participar desse evento pois sempre é uma oportunidade a mais de aprendizado e de estar presente na vida partidária, além de fazer novos contatos. Inclusive, já conhecia a Dra. Vânia desde 2022, quando ela atuou num dos processos eleitorais daqui de Mangaratiba, na ocasião em que o feito chegou ao TRE a nível de recurso e decidimos por substabelecê-la para que fizesse a sustentação oral presencialmente perante os magistrados da Corte Regional.


Felizmente, tudo correu muito bem durante a viagem de volta e retornei em paz para Muriqui, numa rápida carona de carro ofertada pelo Alessandro, deixando para almoçar em casa ao invés de comer na rua.


Achei muito bom o partido disponibilizar cursos de capacitação para os pré-candidatos abertos também à militância sendo que, tão importante quanto ensinar sobre as normas eleitorais e o marketing de campanha, é transmitir conhecimentos acerca da doutrina do partido como fez o Lucas. Afinal, muitos ingressam numa agremiação política no Brasil e pouco se importam em saber qual o posicionamento ideológico da instituição na qual se filiaram.


A meu ver, uma democracia se faz com partidos fortes e para que alcancemos o tão desejado fortalecimento há que se transmitir princípios, despertar a consciência histórica do cidadão, zelar pela ética da atuação do indivíduo em grupo e dar a ele condições de contribuir para a promoção do bem comum do país. E, neste sentido, influenciar a política da própria cidade é o primeiro passo a ser dado.



Ótimo final de sábado a tod@s! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário